Pedagogia

TVT exibe segundo episódio sobre obra e pensamento de Paulo Freire

Série documental narra trajetória e influência do educador brasileiro que se tornou referência mundial. Programa de hoje (16) mostra alfabetização de adultos no sertão do Rio Grande do Norte

São Paulo – A TVT exibe a partir das 21h deste sábado (16), em parceria com a SescTV, o segundo de uma série de cinco episódios da série documental “Paulo Freire – Um homem no mundo”, dirigida por Cristiano Burlan. Depois de “A Formação do Pensamento”, exibida no sábado passado (link abaixo), é a vez de “As 40 horas de Angicos”. A obra mostra a experiência de alfabetização realizada no sertão do Rio Grande do Norte. Ex-alunos e professores são entrevistados. O programa inclui depoimentos do próprio Freire.

“Angicos tornou-se uma palavra emblemática para todos aqueles que se interessam pela educação popular. A cidadezinha localizada no sertão do Rio Grande do Norte foi o palco em que, pela primeira vez, Paulo Freire, em princípios de 1963, pôs em prática o seu famoso método de alfabetização de adultos. Dessa maneira, o trabalho, que até então era desenvolvido de forma incipiente no Recife, ganhou grande visibilidade em níveis nacional e internacional”, descreve José Willington Germano, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O episódio, com duração de 52 minutos, mostra a contrução da experiência desde seu princípio, quando, em dezembro de 1962, um grupo de estudantes, em sua maioria universitários, realizou o levantamento do universo vocabular da população de Angicos. Logo depois, esses estudantes, “católicos radicais”, segundo Germano, criaram vários Círculos de Cultura e, sob o patrocínio do governo do Rio Grande do Norte e da “Aliança para o Progresso” (um programa de origem norte-americana), tornaram possível a alfabetização da comunidade.

Cena de “As 40 horas de Angicos”, episódio de hoje (16), às 21h, na TVT (©Sesc/TV – reprodução)

“Fazer com que os participantes aprendessem a ler e a escrever e, ainda por cima, viessem a se politizar em 40 horas constituíam os objetivos fundamentais da experiência. Isso despertou enorme curiosidade, motivo pelo qual o trabalho de Freire e dos estudantes do Rio Grande do Norte correu o mundo. Em Angicos estiveram presentes observadores, especialistas em educação e jornalistas não somente dos principais meios de comunicação do Brasil, como do exterior”, completa o professor.

Série pelo centenário

A série tem ainda os episódios “O exílio” (sobre o período vivido por Paulo Freire na Suíça após o golpe de 1964), “Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido” (que aborda seu retorno ao Brasil) e “O mundo não é, está sendo” (a respeito das bases da formação do educador). O grupo musical Cia do Tijolo e o cantor e compositor Chico César participam deste último. Além dos sábados às 21h, o programa será exibido pela TVT aos domingos, às 14h.

Paulo Reglus Neves Freire chegaria ao centenário de seu nascimento neste ano. Ele nasceu em Recife, em 19 de setembro de 1921. O patrono da educação brasileira faleceu em 2 de maio de 1997, em São Paulo.