Coronavírus

Governo Doria indica volta às aulas em São Paulo para 8 de setembro

Data depende de uma significativa melhora no quadro da pandemia de coronavírus, situação em que hoje nenhuma região do estado de São Paulo se encontra

Governo de SP
Governo de SP
Doria já não consegue esconder que a vida dos trabalhadores vale menos que os negócios em São Paulo

São Paulo – O governador paulista, João Doria (PSDB), e o secretário da Educação, Rossieli Soares, anunciaram hoje (24) a primeira data indicativa para a volta às aulas em todo o estado de São Paulo, nas redes públicas e privadas, da creche à universidade, passando por cursos livres: 8 de setembro. Essa previsão, no entanto, depende de uma melhora significativa no quadro atual da pandemia de coronavírus.

As aulas só serão retomadas se todo o estado avançar e permanecer na fase 3-amarela do Plano São Paulo por 28 dias seguidos. Atualmente, nenhuma região do estado está nessa fase da flexibilização da quarentena.

A volta às aulas em São Paulo será feita de uma vez. Por isso, foi definido que só vai ocorrer quando todo o estado estiver na fase 3-amarela do Plano São Paulo, em que a ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) deve estar entre 60% e 70%, o aumento de casos deve ter índice entre 1 e 2 – dado que indica o aumento dos casos em relação à semana anterior, sendo 1 o indicador de estabilidade –, e índice de novas mortes e novas internações entre 0,5 e 1. Nessa fase, a maior parte do comércio e dos serviços está aberta, com restrição de acesso de 40% da capacidade. Hoje o estado tem cinco regiões na fase 1-vermelha e todo o restante na fase 2-laranja.

Distância de 1,5 metro

Segundo Soares, a volta as aulas será feita em três fases. Na primeira etapa, até 35% dos estudantes poderão voltar às escolas, com preservação de um 1,5 metro de distância entre eles, tanto na sala de aula e no transporte escolar como no refeitório e atividades coletivas. Na segunda etapa, concomitante ao avanço das regiões para a fase 4-verde, do Plano São Paulo, por 14 dias, voltam até 70% dos estudantes, com os mesmos protocolos. Se o controle da pandemia se mantiver na fase 4-verde por mais 14 dias, poderão voltar 100% dos estudantes.

As medidas de distanciamento serão adaptadas para os estudantes da educação infantil, até 5 anos. “Entendemos que as crianças na educação infantil têm pouca autonomia e por isso as escolas vão ter tempo para analisar a situação das famílias, quem vai ter mais necessidade, e os protocolos que serão necessários em cada unidade escolar. Crianças que estiverem em grupo de risco, por questões de saúde, permanecerão em casa, mantendo o sistema de ensino a distância”, explicou o secretário-executivo da Secretaria da Educação, Haroldo Rocha. Os protocolos para as unidades serão discutidos a partir da próxima semana.

Se houver retrocesso em uma região, com aumento de casos, mortes ou internações causadas pela covid-19, apenas a região afetada terá as escolas fechadas. Mesmo com a volta às aulas em São Paulo, será mantido o ensino a distância, como parte do processo das aulas, já que as turmas serão reduzidas e poderá haver revezamento de estudantes nas escolas. As atividades deverão ser, preferencialmente, em áreas ventiladas, e os intervalos terão revezamento de estudantes. Os horários de entrada e saída serão adaptados para não haver aglomeração.

EPIs e máscaras

Soares disse ainda que serão distribuídos equipamentos de proteção individual (EPIs) para estudantes, professores e demais funcionários das escolas. Durante todo o período de aulas e no transporte escolar será obrigatório o uso de máscara. Todos os estudantes deverão usar canecas próprias para beber água, pois uso direto dos bebedouros será proibido. Os ambientes coletivos deverão ser limpos a cada três horas.

No entanto, grande parte das medidas de distanciamento e higiene não é obrigatória, o que torna frágil o plano de voltas às aulas em São Paulo. Por exemplo, a garantia de distanciamento de 1,5 metro entre os alunos, em refeitórios e atividades físicas, é apenas “recomendável”. Assim como o incentivo à higienização de mãos após tossir, espirrar, usar o banheiro, ou tocar em dinheiro. Também é apenas “recomendável” exigir o uso ou oferecer EPIs aos funcionários. Confira o protocolo completo.

O secretário afirmou que as famílias serão orientadas a medir a temperatura das crianças antes de ir para a escola. Se for detectada febre a criança deverá ficar em casa. Será separada uma sala em cada unidade escolar para isolamento de alunos que apresentarem sintomas, até que estes possam voltar às suas casas.

O coordenador do Comitê de Contingência do Coronavírus, Carlos Carvalho, disse que a condição de a volta às aulas em São Paulo se dar somente com a manutenção de 28 dias na fase 3-amarela da segurança para retomar as atividades. “Vinte e oito dias no amarelo vai indicar uma estabilização consolidada da pandemia no estado. Nesse momento da volta as aulas, provavelmente, muitas regiões já estão nas fases verde ou azul”, afirmou.

A educação em São Paulo envolve 13,3 milhões de pessoas, entre estudantes, professores e outros trabalhadores, correspondente a 32% da população do estado. Destes, 2,3 milhões estão na educação infantil, 7,6 milhões nos ensinos fundamental e médio, 2 milhões no ensino superior, 1 milhão na educação complementar e 428 mil no ensino profissional.