Autoritarismo

Alunos da UFFS mantêm ocupação da reitoria contra ‘reitor interventor’

Nomeado ontem pelo governo Bolsonaro, Marcelo Recktenvald, terceiro nome da lista tríplice, já declarou defender força policial contra estudantes. Há polícia no campus Chapecó

Reprodução
Reprodução
Estudantes querem a anulação da nomeação do reitor Marcelo Recktenvald

São Paulo – Os estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) mantêm a ocupação da reitoria, no campus Chapecó (SC), contra a nomeação do reitor Marcelo Recktenvald. Do lado de fora, há viaturas de polícia para observar o movimento que começou na última sexta-feira, quando o governo de Jair Bolsonaro anunciou a escolha do terceiro nome da lista tríplice enviada pela universidade.

Apenas a  reitoria foi ocupada. Nos campi de Cerro Largo e Erechim, no Rio Grande do Sul, e de Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná, há diversas manifestações para pressionar o Ministério da Educação (MEC) a anular a nomeação.

Pastor batista e conservador, conforme diz seu perfil em algumas redes sociais, o novo reitor é a favor da família, e distribui mensagens que questionam a ciência por estar “aparelhada“. De acordo com estudantes, durante os debates entre candidatos à reitoria, Recktenvald disse diversas vezes que defende o uso de força policial contra estudantes.

A nomeação de Recktenvald é tão repudiada por estudantes que hoje (5) foi preciso ajuda de escolta para que ele conseguisse deixar o aeroporto de Erechim. “Os alunos querem a todo custo impedir que ele tome posse de fato”, disse um integrante do coletivo de estudantes independente do Diretório Central dos Estudantes.

A maioria dos alunos da UFFS são contrários à proposta do MEC que submete as universidades ao controle de organizações sociais (OS), financiadas por um fundo a ser criado, o Future-se. A universidade ainda não definiu posição. Há desconfiança de que, por meio de Recktenvald, a UFFS venha a apoiar o programa.

Hoje pela manhã (5), a equipe de transição da reitoria entrou com pedido de reintegração de posse do prédio, onde se localiza a reitoria, assim como de todos os demais espaços que estejam ocupados. Segundo nota da reitoria, o processo está sendo encaminhado pela Procuradoria Federal.

Perfil do novo reitor em uma nova rede social. Em debates, defende polícia contra estudantes. (Foto: reprodução)

Alunos de todos os campi participam de atividades de apoio à ocupação. (Foto: reprodução)

Reproduçãoub

Marcelo Recktenvald é nomeado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. (Foto: arquivo pessoal)