ensino superior

Prazo para inscrição no Enem 2019 se encerra nesta sexta-feira

Taxa para se inscrever no exame é de R$ 85 e pagamento pode ser feito até semana que vem

EBC

Enem será aplicado em dois domingos: 3 e 10 de novembro. Inscrições são feitas pela internet

São Paulo – Os estudantes têm até esta sexta-feira (17) para se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As inscrições são feitas pela internet, na Página do Participante, até as 23h59.

Hoje também é o último dia para solicitar atendimento especializado e específico e para alterar dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira. Na próxima quarta-feira (22) será divulgado o resultado do pedido de atendimento especializado e específico.

A taxa de inscrição para o exame é de R$ 85. O pagamento para quem não tem isenção deve ser feito até a quinta-feira (23).

O Enem será aplicado em dois domingos: 3 e 10 de novembro. O primeiro dia será voltado para questões de linguagens e ciências humanas, além da prova de redação. Já no segundo domingo os estudantes terão resolverão questões de ciências da natureza e matemática.

Inep

Com 17 dias no cargo, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Vicenzi, foi demitido nessa quinta-feira (16). O órgão é responsável pelo Enem.

O diretor legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, deve assumir o Inep. Ele será o terceiro a ocupar o cargo no governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo o jornal O Globo, Vicenzi foi demitido após contrariar o pedido do Ministério da Educação (MEC) para usar dados sigilosos de alunos na emissão de uma nova carteira estudantil, que seria digital. A intenção do ministro Abraham Weintraub era esvaziar o poder de entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), que têm na emissão de carteirinhas sua principal fonte de receita.