na memória

Nome de Mestre Moa do Katendê substitui o de Victor Civita em escola na Bahia

Capoeirista foi assassinado durante as eleições de 2018, após uma discussão política

DIVULGAÇÃO

Homenagem ao Mestre Moa era uma da comunidade escolar, dos moradores do bairro e do movimento negro

São Paulo – Colégio Estadual Mestre Moa do Katendê. Este é o novo nome do agora ex Colégio Estadual Victor Civita, localizado na comunidade Dique Pequeno, no Engenho Velho de Brotas, em Salvador. O capoeirista foi assassinado durante as eleições de 2018, após discussão com um apoiador de candidato Jair Bolsonaro.

A mudança foi determinada pela Portaria 471/2019, publicada no Diário Oficial do Estado, assinada pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues. Era uma reivindicação da comunidade escolar, dos moradores do Engenho Velho de Brotas e do movimento negro.

Renilda Costa, sobrinha do Mestre Moa, comemorou a homenagem. “Estamos muito felizes e vibrando com isto que, para nós, tem um significado enorme pela importância que foi meu tio, não só para a comunidade local, mas para todo o país. É um orgulho danado ter a escola onde estudaram tantos parentes, filhos e sobrinhos com o nome dele”, declarou, emocionada.

Moa do Katendê foi morto com 12 facadas por Paulo Sérgio Ferreira de Santana, eleitor de Bolsonaro (PSL), após o capoeirista declarar voto em Fernando Haddad (PT). Paulo Sérgio confessou a motivação política no assassinato.