Diante das ameaças

‘Festival pela Democracia’ na USP debate defesa da educação pública

Evento ocorre até esta sexta (1º) na Faculdade de Educação. Na pauta principal, práticas democráticas para as escolas brasileiras

TVT/Reprodução

Diretor da FE-USP explica que desafio é pela inclusão de todos no debate sobre educação. “Potencialização das diferenças”, diz

São Paulo – Ocorre até está sexta-feira (1º) na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), o “Festival pela Democracia”, evento criado para debater e celebrar esse regime político diante das ameaças do atual cenário do país no âmbito da escola, ensino básico e superior, cultura e educação popular.

Na abertura do evento, que teve início na quinta-feira (31), especialistas pontuaram a crise no financiamento das instituições públicas, o estímulo a educação à distância pelo novo governo de Jair Bolsonaro (PSL) e a perseguição enfrentada por professores como algumas das ameaças que pairam sobre o sistema educacional brasileiro.

À repórter Michelle Gomes, do Seu Jornal, da TVT, o diretor da FE-USP, Marcos Neira, explicou que este é o momento de integrar a população na discussão para melhores práticas educacionais. “Sem imposição de uma ideia sobre outra, sem imposição de um modo de vida sobre o outro e, principalmente, com a potencialização das diferenças”, explica.

A programa do evento pode ser conferida aqui

Assista à reportagem