No Rio Grande do Sul

Professores estaduais gaúchos aprovam greve contra atrasos de salário

Mobilização de 24 horas contra os atrasos no pagamento dos servidores será nesta quinta-feira (4) em frente ao Palácio Piratini

TVT/Reprodução

De acordo com a categoria, pagamentos dos salários estão há 34 meses atrasados

São Paulo – Professores estaduais do Rio Grande do Sul aprovaram em assembleia na sexta-feira (28), uma paralisação de 24 horas para esta quinta-feira (4). A decisão pela greve decorre dos atrasos nos salários que, segundo os servidores, vem sendo pago em parcelas há mais de dois anos e apenas 23% da categoria tem recebido. 

Desde julho deste ano, os professores vêm protestando contra os ataques do atual governo chefiado por José Ivo Sartori (MDB). Ao todo, mais de 1.200 escolas do interior do estado foram visitadas pela categoria. No entanto, para tentar barrar a mobilização, os professores afirmam que o governador, que concorre à reeleição neste pleito, conseguiu na Justiça que dois dos cinco materiais de protesto fossem recolhidos.

“A educação pública pede socorro e essa é a hora, essa é a reta final para a gente fazer a diferença e reverter essa situação nas urnas”, afirma o professor de Português Vinícius Soares em entrevista ao repórter Guilherme Oliveira, do Seu Jornal, da TVT. O ato será realizado em frente ao Palácio Piratini, na capital gaúcha.

Assista a entrevista completa: