em busca da universidade

Rede de cursinho pré-vestibular gratuito está com inscrições abertas

Ao todo, 5 mil estudantes serão atendidos em 19 cidades de sete estados. Para participar, basta fazer a inscrição pela internet e comparecer à aula inaugural para confirmar a matrícula

Marco Santos/ USP Imagens

Pelo menos 600 professores voluntários ministrarão as aulas nas 32 unidades do cursinho

São Paulo – A Rede Emancipa está com matrículas abertas em 32 cursinhos pré-vestibulares gratuitos em 19 cidades de sete estados, nas cinco regiões do país. Ao todo, 5 mil estudantes serão atendidos e 600 professores voluntários ministrarão as aulas. Para encontrar a unidade mais próxima, basta acessar o site da instituição.

As inscrições devem ser feitas também pelo site da Rede Emancipa, que abre as vagas duas vezes por ano, em fevereiro e em julho. É possível acompanhar as novidades pela página da instituição no Facebook. Após a inscrição, é necessário comparecer à aula inaugural para confirmar a matrícula. Em São Paulo, essa aula ocorrerá em 11 de março, a partir das 9h no vão livre do Masp, na avenida Paulista.

Os cursinhos são totalmente gratuitos e não há processo seletivo para ingresso. Em caso de a procura exceder o número de vagas, será realizado um sorteio, que dará prioridade para alunos e ex-alunos de escolas públicas. Os que não forem sorteados entrarão para a lista de espera.

As aulas são ministradas voluntariamente por professores já formados e também por professores estudantes universitários de diversas instituições públicas e privadas de ensino superior. A maioria das unidades funciona aos sábados, em período integral.

Pela educação

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que desde 2007 trabalha com a organização de cursinhos populares pré-universitários para atender à demanda dos estudantes de escolas públicas e prepará-los para acessar universidades públicas e privadas até o “futuro de uma educação pública, gratuita e de qualidade em todos os níveis” onde “os cursinhos não sejam mais necessários”, de acordo com os princípios da instituição.

Nas aulas, os professores abordam o conteúdo exigido pelo Enem e pelos principais vestibulares do país, de uma maneira que dialogue com o contexto vivido pelos estudantes. Um dos principais objetivos é oferecer aos alunos instrumentos para que eles reflitam sobre suas realidades de maneira crítica e emancipadora.

Ao longo da sua história, a Rede Emancipa já atendeu pelo menos 20 mil estudantes. “Resgatar a história dos 10 anos da Rede Emancipa é, neste momento de tantas dificuldades em nosso país, afirmar a perspectiva de luta por um futuro melhor para a juventude e para o Brasil, movido pela necessidade de educar para a liberdade, de democratizar o acesso à informação, à educação e ao conhecimento em todos os níveis”, diz a entidade, em nota.

 

Leia também

Últimas notícias