truculência

Estudantes e professores são agredidos pela PM em desocupação do Cefam Diadema

Segundo os estudantes, ação violenta da polícia, que ocorreu sem a presença do Conselho Tutelar, contou com aval de supervisor

reprodução/Canal Secundarista

Um professor que prestava apoio e defendia uma estudante recebeu voz de prisão e foi arrastado pelos policiais

São Paulo – A Polícia Militar mais uma vez usou de violência contra estudantes e professores, que foram detidos, durante desocupação na tarde de ontem (30) da Escola Estadual Diadema, conhecida como Cefam Diadema, na região do ABC paulista. Segundo os estudantes, a ocupação seguia pacífica e as atividades escolares eram realizadas normalmente, quando policiais entraram na escola, barraram a entrada de alunos e orientaram a direção mandar os outros embora.

Após uma aluna se recusar a seguir os policiais com destino à delegacia, um professor que prestava apoio a ela recebeu voz de prisão e foi arrastado pelos policiais. Toda a ação ocorreu, segundo os estudantes, com a presença do supervisor da diretoria de ensino, que autorizou a ação policial sem a presença do Conselho Tutelar.

A unidade estava ocupada desde 9 de novembro, contra a proposta de reforma do ensino médio do governo Temer (Medida Provisória 746), que foi elaborada sem diálogo com estudantes e educadores, e contra os cortes na Educação promovidos pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que vai congelar os gastos públicos por 20 anos.

Em 2015, o Cefam Diadema foi a primeira escola a ser ocupada no movimento de resistência que atingiu mais de 200 escolas em protesto contra reorganização escolar pretendida pelo governo Alckmin, em São Paulo.