em São Paulo

Faculdade de Administração dos bancários recebe inscrições até dia 25

Segundo diretor, preocupação é buscar 'perspectiva mais crítica e cidadã' para a formação

divulgação

Instituição pretende criar outros cursos em breve

São Paulo – A Faculdade 28 de Agosto recebe inscrições até o próximo dia 25 para o processo seletivo do curso de Administração. Mantida pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Federação dos Trabalhadores em Empresa de Crédito do Estado de São Paulo (Fetec-CUT/SP), a instituição tem a perspectiva de organizar “um curso mais crítico e cidadão”, define o diretor acadêmico, Moisés Marques. “Pensamos no sentido de que o aluno seja sujeito da história e do conhecimento.”

O curso é direcionado ao público geral, mas com foco na categoria bancária. Também prevê descontos em algumas situações. “O preço é bem alinhado com o mercado, mas para os bancários sindicalizados existe um desconto de 60%. Trabalhadores de sindicatos associados da CUT têm desconto de 50%. Os dependentes e familiares também podem contar com o benefício. Então, o curso acaba saindo por um preço muito acessível e com uma qualidade interessante, e todos os professores são mestres e doutores”, afirma o diretor, que é doutor em Ciência Política e professor de Relações Internacionais.

A faculdade surgiu institucionalmente em 2015, como resultado de mais de 20 anos de experiência da entidade sindical na promoção de cursos específicos para especialização de trabalhadores do ramo financeiro em seu Centro de Formação Profissional (CFP). “A ideia é que essa experiência fosse alavancada em um nível não mais só de cursos de especialização e capacitação, mas também de nível superior. Sabemos que grande parte da categoria dos bancários já possui ensino superior, mas muitas vezes é necessária uma formação mais específica em finanças e gestão”, explica Marques.

Com um ano de funcionamento pleno, a 28 de Agosto oferece o curso de Bacharelado em Administração. Existem planos de criação de novas opções, tanto na graduação, como de pós-graduação lato sensu e strictu sensu. Os cursos pretendem trazer uma perspectiva ligeiramente diferenciada dos cursos convencionais.

Segundo Marques, o curso é completo, mas busca unir às demandas da área da administração e gestão uma perspectiva mais humanista, cidadã e crítica, de como as economias e os mercados funcionam e com seu modo de funcionamento interfere na sociedade. “O aluno terá tudo o que encontra em outros cursos, mas também o diferencial é de estimular a capacidade da pessoa de compreender vários pontos de vista de uma mesma questão.”

As disciplinas ministradas no curso incluem Sociologia e Política, Economia, Filosofia, Psicologia, Direito Aplicado, Marketing, Empreendedorismo, além de matérias mais técnicas, como Contabilidade, Matemática Aplicada, Estatística, Pesquisa e Recursos Humanos. De acordo com a instituição, o perfil do egresso “reside na sua capacidade de compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e do gerenciamento no seu conjunto”. Marques afirma que os alunos da instituição são bem diversos. “Temos uma gama de ocupações variadas. Não é uma faculdade só para bancários, mas tentamos fazer disso um diferencial.”

A Faculdade 28 de Agosto é credenciada no Ministério da Educação e tem sua sede na Rua São Bento, 413, na região central de São Paulo. Para realizar inscrições, o candidato deve acessar o site da instituição, preencher o formulário e pagar taxa de R$ 50. Para mais informações, a faculdade tem o e-mail [email protected], além do telefone (11) 3372-1240.