secundaristas

Encontro de estudantes na UnB aprofunda debate sobre PEC 55

Cristiane Sampaio/Brasil de Fato Encontro reuniu cerca de 150 estudantes secundaristas e universitários São Paulo – Cerca de 150 estudantes de ocupações de todo o país reuniram-se ontem (15) em […]

Cristiane Sampaio/Brasil de Fato

Encontro reuniu cerca de 150 estudantes secundaristas e universitários

São Paulo – Cerca de 150 estudantes de ocupações de todo o país reuniram-se ontem (15) em um encontro nacional de mobilização, na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. O evento congregou representantes de secundaristas e universitários, no intuito de fortalecer a atuação estudantil no combate às medidas do governo ilegítimo de Michel Temer, que afetam o segmento da educação. Na pauta, os rumos do movimento e discutir novas estratégias de articulação.

O foco principal da mobilização é o combate à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que institui o Novo Regime Fiscal e tende a reduzir investimentos nas áreas sociais, incluindo saúde, educação e assistência social. Segundo a organização, a proposta do evento é sedimentar uma maior articulação contra a medida, que atualmente tramita no Senado e deve ser votada em primeiro turno no próximo dia 29.

Além de representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), participaram do encontro membros da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Na avaliação dos participantes, a PEC 55 deve ser o alvo prioritário da comunidade da educação neste momento, mas ela integra um rol de outras reivindicações dos diversos segmentos da área. “Essa medida vai prejudicar diretamente o ensino público gratuito, por isso é nossa pauta mais urgente, até porque ela vai ser votada antes das outras. Mas também temos, neste processo, a solidariedade com o movimento das escolas do ensino médio, porque precisamos reforçar a luta contra a reforma que está colocada pelo governo, e também contra o Projeto de Lei (PL) Escola sem Partido, que fere o conceito de escola livre”, assinala o estudante Iago Montalvão, membro do movimento de ocupação da UnB e da direção da UNE.

Com reportagem do Brasil de Fato