PEC 55

Cortella: ‘Temer não só foi deselegante, como mal educado’

Michel Temer desdenhou da mobilização dos estudantes contra a proposta de congelar gastos públicos. Para filósofo, presidente tenta humilhar quem dele discorda, em vez de buscar o diálogo

reprodução/TV Cultura

‘Uma nação não pode permitir que um presidente tenha falta de educação dessa natureza’

Portal Vermelho – O filósofo e educador Mario Sergio Cortella criticou, em entrevista na TV Cultura, o gesto de Michel Temer, que desdenhou na última terça-feira (8) da mobilização nacional dos estudantes que protestam contra a PEC 55, do teto dos gastos, ao dizer que eles não leram o texto e não entenderam a proposta.

“As pessoas não leem o texto. Não estou dizendo os que ocupam ou não ocupam. Mas em geral”, disse Temer, em discurso durante cerimônia no Palácio do Planalto.

“Ué, a oposição é um direito. Eu posso ter lido direito a PEC e ser contra, posso ler e ter uma posição diversa da dele”, continuou o filósofo. “Agora, num país onde há muitos iletrados, dizer que as pessoas estão fazendo protesto porque não sabem ler direito, isso não é só deselegante, isso é falta de educação”, completou.

“Hoje, ao invés do argumento moral, intelectual, verbal, usa-se o argumento físico. Vai e ocupa não sei o quê, bota pneu velho, queima, para o trânsito”, disse ainda Temer.

Para Cortella, o presidente, que é professor também, um docente, jamais poderia humilhar as pessoas que não têm a mesma formação que ele, dizendo que quem está protestando não sabe ler, que não leu a PEC. “Uma nação não pode permitir que um presidente tenha falta de educação dessa natureza”, condenou.

Assista ao trecho de sua fala sobre Temer:

Leia também

Últimas notícias