resistência

No Paraná, 285 escolas são ocupadas e servidores prometem parar segunda-feira

Richa obteve reintegração de 13 colégios, que serão desocupados amanhã com força policial; em resposta, outras 85 foram ocupadas hoje; há ocupação na Unioeste, estadual, e na Federal da Fronteira Sul

Tiago Tavares/app sindicato

Governador tucano não reajustou salários dos servidores, que prometem entrar em greve segunda-feira (17)

São Paulo – O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), vai reintegrar amanhã (14) pela manhã 13 escolas estaduais ocupadas em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Em vídeo veiculado no Youtube, a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Camila Lanes, diz que as escolas receberam oficiais de Justiça que entregaram mandados de reintegração. “Esses mandados afirmam que em caso de resistência será usada força policial e cobrada multa de R$ 10 mil por estudante na ocupação.”

De acordo com a liderança estudantil, o governador não dialoga e ainda pretende aplicar multas. “Os secundaristas não vão se calar. Não é a reintegração de posse que vai nos parar. A cada desocupação, duas escolas serão ocupadas”, afirma.

Hoje foram ocupadas outras 85 escolas estaduais. Há ainda ocupação de dependências da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Segundo a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), até o final do dia de hoje serão 300 escolas estaduais ocupadas. A coordenação do Ocupa Paraná, vinculado à Upes, afirmou que o empenho é para que “a Primavera Secundarista ganhe mais força e barre todas as irresponsabilidades apresentadas pelo Governo Temer”.

Os estudantes são contrários à Medida Provisória 746, que reforma o ensino médio, à PEC 241 e à proposta Escola sem Partido. Esses dois projetos, que avançam no Congresso, dialogam com a MP ao subtrair investimentos no setor e a criminalizar o debate dentro das escolas. E querem que o governo Richa não implemente a reforma no estado.

Hoje, a Secretaria estadual da Educação do Paraná realizou seminários em 32 núcleos regionais espalhados pelo estado para debater as mudanças propostas pelo governo federal para o ensino médio.

De acordo com o secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato), Luiz Fernando Rodrigues, os representantes dos trabalhadores, estudantes e pais estão se posicionando contrários à reforma. “O governo se comprometeu a cumprir a decisão desses seminários. Vamos aguardar”, disse.

O compromisso do governador tucano com os servidores, de pagar o dissídio, não foi cumprido. Tanto que a categoria entra em greve na segunda-feira (17).

Leia também

Últimas notícias