sem retrocesso

Contra reforma do ensino médio, 34 escolas são ocupadas em todo o país

Com ocupações e atos, secundaristas reacendem movimento por ensino público de qualidade. Há 27 escolas ocupadas no Paraná, quatro no Rio Grande do Norte e uma em Minas Rio Grande do Sul, Goiás e DF

Facebook/Reprodução

Maior parte das escolas ocupadas está no Paraná. São 27 espalhadas por Curitiba e outros municípios

São Paulo – A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) contabilizou ontem (6) a ocupação de 34 escolas em todo o país contra a Medida Provisória (MP) 746, que reforma o ensino médio. Anunciada no último dia 22, o projeto desobriga o ensino de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física, tornando-as matérias optativas. Além disso, fragmenta o ensino, permitindo que os estudantes, optem por disciplinas do núcleo comum ou técnico-profissionalizantes.

A maior parte das escolas ocupadas está no Paraná. São 27 espalhadas por Curitiba e pelos municípios de São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Maringá, Mandaguaçu Balsa Nova e Pinhais.

No Rio Grande do Norte, são quatro institutos federais. Há ainda uma escola ocupada nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e no Distrito Federal.

Desde o dia 26, as uniões estaduais de secundaristas têm promovido debates, atos e paralisações com o apoio de professores. Em cada uma, tem sido elaborada agenda de lutas contra os atos do governo de Michel Temer (PMDB) que prejudicam a educação pública.