resistência

Câmara de Guarulhos decide nesta 5ª se pedirá desocupação à Justiça

Comissão interna se reunirá para decidir se entra na Justiça ou não. Estudantes prometem continuar mobilizados. Plenário foi ocupado contra retrocessos propostos por Temer

Vera Jursys

Ocupantes haviam aprovado cronograma de atividades até a próxima segunda-feira

São Paulo – Em reunião realizada na manhã de hoje (27) com os estudantes que há uma semana ocupam o plenário da Câmara de Guarulhos, na Grande São Paulo, o presidente da Casa, vereador Jesus Roque Freitas (DEM), afirmou que poderá entrar ainda hoje na Justiça com pedido de liminar para promover a reintegração de posse do local. A decisão depende do parecer de uma comissão interna da Câmara, que se reúne nesta tarde.

Antes da reunião, os ocupantes haviam aprovado em assembleia um cronograma de atividades até a próxima segunda-feira (31). Secundaristas e universitários protestam contra a Medida Provisória (MP) 746, que prevê a reforma do ensino e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela por 20 anos o investimento em políticas sociais, inclusive em educação. Ambas propostas são de autoria do governo Michel Temer.

De acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), que acompanha os estudantes, comissão interna da Câmara avaliará se o pedido de reintegração de posse terá resultado prático, já que amanha é ponto facultativo no município. O Conselho Tutelar e Conselho e da Criança e do Adolescente, que deveriam acompanhar a ação, estarão fechados.

Em nota publicada na página oficial do movimento no Facebook, os estudantes informaram que estão sendo pressionados a desocupar o local e temem uma reintegração de posse ainda hoje, sem mandato.

“Agora mais do que nunca, queremos ressaltar a legitimidade da nossa luta e deixar claro que sendo nesse processo de ocupação, sendo no processo que pretendemos tocar a partir daqui, nós não pararemos, e nos manteremos ativos e pensantes!”, diz o texto. “Estamos dispostos a enfrentar com todas as nossas energias os ataques temerosos à saúde, educação e ao serviço social, e não cederemos à pressão e violência da Guarda Civil Municipal a às pressões e assédio moral do Presidente da Câmara Municipal de Guarulhos.”

A ocupação ocorreu na tarde da última quinta-feira (20), 15 minutos após o início da sessão. Os estudantes anunciaram que o local seria ocupado e deram uma breve aula pública sobre a PEC 241 e a reforma do ensino médio. Em seguida, gritaram palavras de ordem e espalharam cartazes pelo plenário com reivindicações. Houve confronto entre vereadores, contrários e favoráveis à ocupação. Oficiais da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana foram acionados e tentaram entrar no plenário, mas foram impedidos por vereadores que apoiam o movimento.

Um dia depois da ação, os ocupante se reuniram com o presidente da Casa no plenário ocupado e protocolaram um manifesto em defesa da educação pública. Na ocasião, não houve negociação para que eles desocupassem a Câmara porque as demandas dizem respeito ao governo federal.

Em todo o país, já são 1.154 ocupações contra as medidas, segundo o último levantamento da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), divulgado na tarde de ontem (26). Ao todo são 1.047 escolas e institutos federais ocupados, 102 universidades e três em Núcleos Regionais de Educação, além da Câmara de Guarulhos. A maioria das escolas ocupadas está no Paraná (845), seguida por Minas Gerais (69) e Rio Grande do Sul (14).


Leia também

Últimas notícias