ensino médio

Estudo aponta causas que levam os jovens a abandonar a escola

Reprovações, necessidade de trabalhar, machismo e racismo estão entre as causas da evasão escolar, segundo levantamento

reprodução/TVT

Maioria dos jovens que deveria estar cursando o ensino médio abandona a escola na busca por trabalho

São Paulo – Segundo estudo realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitário (Cenpec), 14,7 milhões de jovens entre 18 e 29 anos não concluíram o ensino médio no Brasil em 2014. A pesquisa, que analisou dados oficiais nos últimos dez anos, mostra que parte dos jovens continua no sistema educacional, mas a maioria abandonou a escola.

Desses 14,7 milhões que não concluíram, 20% seguem estudando, mas fora da idade esperada para o período. Os outros 80% abandonaram os estudos. A evasão escolar atinge principalmente homens, negros, de baixa renda. Como uma das principais motivações, está a necessidade de buscar um emprego que complemente a renda familiar.

“Esses jovens conseguem, pelo trabalho formal ou informal, ter uma renda maior que a renda daqueles que estudam e trabalham, o que faz com que seja mais difícil ainda para eles voltarem à escola. O custo do retorno à escola fica maior porque a renda vai diminuir”, explica Antônio Batista, coordenador do Cenpec, em entrevista à repórter Caroline Monteiro, para o Seu Jornal, da TVT.

As mulheres jovens com filhos representam a maioria entre os que não trabalham e não estudam. Mães solteiras, que não contam com o apoio dos pais dos filhos, acabam por abandonar a escola por não terem com quem deixar os filhos.

O levantamento também traz dados positivos. Em 2005, os jovens na faixa dos 18 aos 29 anos com ensino médio completo somavam 18,8 milhões. Dez anos depois, eles são 23,7 milhões.