são paulo

Nádia Campeão acumula vice-prefeitura e Secretaria de Educação

Gabriel Chalita (PDT) deixa a pasta e deve ser vice na chapa com Fernando Haddad (PT), que concorre à reeleição

reprodução/facebook

Nova secretária defende a universalização do ensino e o fim do analfabetismo

São Paulo – A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão (PCdoB), assumiu hoje (3) a Secretaria Municipal de Educação, e vai acumular as duas funções executivas. Gabriel Chalita (PDT) deixou o posto na quarta-feira e é dado como certo que comporá chapa como vice do prefeito Fernando Haddad (PT), pré-candidato à reeleição.

No início do ano, Chalita ainda era filiado ao PMDB, mas trocou de partido vislumbrando a possibilidade de fazer a dobradinha com Haddad já que o PMDB entrará na disputa com a senadora Marta Suplicy.

Na cerimônia de posse, no Teatro Sérgio Cardoso, região central da capital, Nádia falou sobre a necessidade de uma educação pública de qualidade e emancipadora, citando o educador Paulo Freire, criador do construtivismo crítico. Ela também destacou a importância do debate de gênero e respeito à diversidade nas escolas.

A nova secretária destacou a necessidade de valorização dos professores da rede pública. Ao citar a estrutura das escolas, ressaltou a importância de uma gestão democrática com participação da comunidade.

Nádia possui graduação em engenharia e foi secretária municipal de Esportes durante a gestão de Marta Suplicy (2001-2004). Em 2006, foi vice de Aloizio Mercadante na chapa que disputou e perdeu a eleição ao governo paulista.