ilegalidade

Sem mandado judicial, PM de Alckmin invade escolas e prende estudantes

Procuradoria do estado libera reintegrações sem passar pelo Judiciário e aprofunda estado de exceção em São Paulo; secundaristas foram levados a DP's em ônibus e camburões

O Mal Educado/Facebook

Após reintegração ilegal, secundaristas foram levados de ônibus às delegacias das regiões

São Paulo – Sem mandado judicial, a Polícia Militar de São Paulo invadiu, desocupou e prendeu os estudantes que exigiam do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) instalações, educação e merenda de qualidade na rede pública estadual. As ações foram executadas na manhã de hoje(13) em unidades da região oeste, norte e central da capital.

Segundo a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, aliada e defensora de Alckmin, as secretarias estaduais estão liberadas de recorrer à Justiça para fazer reintegração de posse de imóveis públicos ocupados por manifestantes, de acordo com informações da Folha de S.PauloO parecer do procurador geral do estado, Elival Ramos, de terça (10), foi em resposta a uma consulta feita pelo então secretário da Segurança, Alexandre de Moraes, que ontem assumiu a pasta do Ministério da Justiça do governo interino de Michel Temer.

Os policiais apreenderam os secundaristas, que foram levados em ônibus e viaturas a delegacias das regiões. Segundo os estudantes, 36 alunos da Diretoria de Ensino Centro Oeste foram levados para o 23° DP e 17 da Etesp para o 3° DP. Não há informação de quantos secundaristas foram detidos na Diretoria de Ensino Norte 1.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, a integrante do Comitê de Mães e Pais em Luta, Rose Segurado, afirmou que o caso é “muito grave”, tanto pela liberação por parte do governo do estado de ordem judicial para executar desocupações, quanto pelo fato de os secundaristas serem menores de idade. “Assusta-nos muito essa deliberação de poder fazer a reintegração sem mandado, ainda mais neste caso, que é agravante, porque são menores de idade.”

Rose também contou que os pais e responsáveis não foram autorizados a entrar no 23° DP. “Os jovens estavam em uma sala com o diretor (da Diretoria de Ensino Centro Oeste) que ameaça eles o tempo todo na ocupação. Pedimos à polícia que um pai pudesse entrar e ver o estado dos meninos, até que chegou uma advogada da Defensoria Pública. Portanto, o que estamos vendo é uma ilegalidade por parte do governo do estado.”

Segundo a integrante do Comitê, a PM promete realizar ainda hoje outras reintegrações de posse sem mandados judiciais. “A polícia entrou nas instituições de ensino e anunciou que entrará nas outras escolas ocupadas, porque agora podem entrar de qualquer forma. A PM rasga qualquer legalidade do processo de reintegração. Eles são menores de idades e foram proibidos de serem acompanhados pelos pais. É preocupante o estado de exceção que estamos vivendo em São Paulo”, completa.

Leia também

Últimas notícias