reorganização

‘Acabou a Paz’: ocupação das escolas em SP vira tema de documentário

'Acabou a Paz–Isto aqui vai virar o Chile' conta a luta dos estudantes secundaristas contra a reorganização do ensino proposta pelo governo Alckmin. Estreia no domingo (14), no Youtube

reprodução/TVT

Escola Fernão Dias, em Pinheiros, a primeira a ser ocupada na capital, virou um dos símbolos do movimento

São Paulo – A luta dos alunos secundaristas contra a reorganização da rede estadual em São Paulo, no segundo semestre do ano passado, virou tema de documentário. O filme Acabou a Paz – Isto aqui vai virar o Chile estreia no Youtube, no próximo domingo (14), às vésperas da volta às aulas.

A ideia dos produtores do documentário é manter viva a memória dessa luta do movimento estudantil que teve repercussão em todo o país. Carlos Pronzato, cineasta e escritor argentino radicado no Brasil, Lucas Duarte, professor e videoativista, e Caio Finato, videodocumentarista, são os idealizadores.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) pretendia separar as escolas por ciclos, o que levaria ao fechamento de ao menos 93 unidades, provocando a transferência de milhares de alunos.

Assista à reportagem da TVT e, mais abaixo, ao trailer.

Os estudantes, que não foram consultados, não aceitaram o plano, e acabaram por ocupar um total de mais de 200 escolas em protesto. Após confrontos com os estudantes e repressão por parte da Polícia Militar, o governo Alckmin recuou e anunciou a suspensão da reorganização.

“Fica o exemplo. Os estudantes são a garantia de renovação na política. Seria bom se mantivéssemos o espirito estudantil a vida toda”, afirma Carlos Pronzato.

Lucas Duarte lembra que a ocupação das escolas em São Paulo foi inspirada pela Revolta dos Pinguins, uma série de mobilizações dos estudantes secundaristas chilenos em 2006. “Eles mostraram para gente que as pessoas têm que se importar com a molecada. Eles é que vão construir isso aqui daqui para frente”, afirma Caio Finato.

Assista ao trailer: