reintegração em são paulo

Ocupação na escola Fernão Dias, em Pinheiros, deve terminar na manhã desta sexta

Alunos foram citados por um oficial de Justiça e vão negociar a saída em segurança. Justificativa do governo é 'garantia do prédio público'

Marlene Bergamo/Folhapress

Alunos vão sair, mas prometem manter a mobilização contra projeto de Alckmin e Voorwald

São Paulo – Os alunos que ocupam a Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, decidiram permanecer no local até esta sexta-feira (13). Às 18h20 de hoje (12) eles foram citados por um oficial de Justica sobre a reintegração de posse. O governo Geraldo Alckmin (PSDB) baseia-se no princípio jurídico de garantir o prédio público. Os estudantes estão desde terça-feira ocupando a escola em protesto contra o projeto de reorganização escolar. Outras cinco escolas estão ocupadas na capital e na Grande São Paulo.

Segundo a advogada Juliana Maria Siqueira Eid, representante dos alunos, a medida judicial é contra o sentido político da reorganização. A Defensoria Pública de São Paulo tentou um agravo de instrumento para tentar impedir a reintegração e aguarda uma resposta ainda para esta quinta-feira. 

Depois de uma pequena reunião na ocupação, o porta-voz dos estudantes, Eudes Cássio da Silva Oliveira, disse: “A gente tem de sair. Eles disseram que vai haver uma reunião de conciliação com um juiz, pra gente sair com mais segurança. A gente vai continuar na luta e apoiar todas as ocupações até cair a reorganização”.

O projeto de Alckmin prevê o fechamento de 94 escolas e a transferência de cerca de 311 mil estudantes para instituições de ensino da região onde moram. O objetivo da reorganização escolar, segundo a Secretaria da Educação, é segmentar as unidades em três grupos (anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio), conforme o ciclo escolar.

A movimentação no quadrilátero da escola é grande. Muitas viaturas policiais. No início da noite, houve um pequeno tumulto e foram lançadas bombas de efeito moral. Mulheres que realizam em São Paulo o protesto “Fora, Cunha”, contra o presidente da Câmara dos Deputados, pretendem fazer um ato de apoio à ocupação ainda nesta noite.

O destino das escolas ocupadas:

E.E. Heloísa Assumpção (Osasco)

Fechar o fundamental: ativo apenas o ensino médio a partir de 2016

E.E. Diadema

Fechar o Médio: O 1º colegial estará extinto a partir de 2016. A escola deve manter o 2º e o 3º pelo menos no próximo ano. Transferidos, devem se matricular na E. E. Filinto Miller.

E.E. Fernão Dias Paes (Pinheiros)

Fechar o fundamental 2: Tem turmas do ensino fundamental dos anos finais (6º ao 9º ano) e do ensino médio. Em 2016, a escola passará a ter apenas o ensino médio.

E.E Castro Alves (Mandaqui)

Fechar: utilização pelo Centro Paula Souza ou prefeitura

E.E. Salvador Allende (Cohab José Bonifácio)

Fechar: utilização pelo Centro Paula Souza ou prefeitura

E.E. Valdomiro Silveira (Santo André)

Fechar: utilização pelo Centro Paula Souza ou prefeitura