transformação

Governo do Maranhão e MST fecham convênio para reduzir analfabetismo em 30%

Projeto vai beneficiar municípios com os menores níveis de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

No Maranhão, cerca de 20% das pessoas com mais de 15 anos são analfabetas, e no meio rural o índice é de 40%

São Paulo – O governo do Maranhão e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) assinaram convênio que tem como objetivo diminuir 30% do analfabetismo nos municípios que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O acordo foi fechado entre Secretaria da Educação e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Em entrevista à repórter Juliana Adriano, publicada no portal do MST, o governador Flávio Dino (PCdoB) afirma que o projeto é importante para mudar um cenário negativo. “Alfabetizar é um grande desafio, por isso, a gente precisa reunir forças e energia para que, juntos, possamos alcançar bons resultados. O movimento de alfabetização é uma causa muito importante e ainda temos muito o que fazer. Cabe-nos transformar uma realidade injusta.”

O convênio assinado prevê que a Secretaria da Educação indique os profissionais para a Mobilização de Alfabetização, e junto ao MST, faça a coordenação do projeto. O MST será o responsável pela aplicação do Círculo de Cultura e do método “Sim, eu posso” na educação – tradução da forma de ensino cubana “Yo, sí puedo” –, além de fazer o acompanhamento dos alfabetizados.

Para a coordenadora do MST no Maranhão, Maria Divina Lopes, a luta pela educação é tão essencial quanto pela terra. “A partir dessa jornada pela alfabetização, acredito que podemos ser um exemplo de uma experiência massiva de alfabetização e podemos contagiar o país inteiro para erradicar o analfabetismo.”

As cidades inclusas no projeto de alfabetização são Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Governador Newton Bello, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Santana do Maranhão, São João do Carú, e São Raimundo do Doca Bezerra.

Segundo dados do MST, no Maranhão cerca de 20% das pessoas com mais de 15 anos são analfabetas. No meio rural, o índice é de 40%.