reorganização

Estudantes fazem assembleia em São Paulo para discutir rumo das ocupações

Reunião ocorre no final da tarde de hoje (24)

Danilo Ramos/RBA

Assembleia, organizada pela Upes, é aberta para todos os estudantes

São Paulo – Representantes dos estudantes que ocupam escolas em São Paulo fazem assembleia hoje (24), às 18h, na sede das entidades estudantis, na Vila Mariana, zona sul da capital, para discutir as próximas ações do movimento, iniciado no último dia 9, contra a reorganização do ensino do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O encontro organizado pela União Paulista dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (Upes-SP) é aberto para todos os estudantes que tenham interesse. A presidenta da entidade, Ângela Meyer, afirma que em todas as escolas por ela visitadas o movimento é pacífico, organizado. Ela diz que os estudantes não estão dispostos a acabar com as ocupações até que o governo recue do projeto que prevê fechamento imediato de 93 escolas.

Segundo a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Camila Lanes, há uma conscientização dos estudantes em defesa da educação pública e de qualidade. “O que tenho visto é uma juventude combativa que se organizou para não permitir um dos maiores retrocessos na educação do estado de São Paulo.”

A Upes afirma que 156 escolas estão ocupadas. Segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial (Apeoesp), são 152 ocupadas e 4 que os estudantes mobilizados já não estão presentes.

As entidades estudantis estão coletando doações para as ocupações. Os principais itens que os alunos necessitam são alimentos não perecíveis, colchonetes e material de limpeza. As contribuições podem ser entregues na Rua Vergueiro, 2.485, Vila Mariana, ou por meio do site.