são paulo

Escola em Jandira é a 43ª ocupada por estudantes contra ‘reorganização’ de Alckmin

Com apoio de pais e professores, os estudantes lutam contra o remanejamento para escola a 1,3 quilômetro da atual; mudança deixaria o trajeto de alguns alunos superior a dois quilômetros

reprodução/nãofechemminhaescola

Escola deve passar a atender apenas aos estudantes dos ciclos fundamentais, fechando as portas para o ensino médio

São Paulo – Estudantes secundaristas ocuparam hoje (17) a Escola Estadual Professora Josepha Pinto Chiavelli, na região central da cidade de Jandira. Ontem, cerca de 200 alunos, acompanhados de pais e professores, conversaram com a diretoria regional de ensino, que não apresentou nenhuma definição ou perspectiva de diálogo sobre a reorganização proposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que deve fechar ao menos 94 escolas. Em Jandira, a escola ocupada deve passar apenas a atender os estudantes dos ciclos fundamentais, fechando as portas para o ensino médio.

Pais e professores, na defesa dos estudantes, alegam que a escola possui uma estrutura voltada para o ensino médio, e que tal mudança vai prejudicar os resultados da educação no município. “Recebemos a informação de que os alunos já estão matriculados em uma outra escola sem laboratório de química, ciências e sem sala do programa Acessa SP”, afirma a mão de aluno Eli Conceição Brás.

Eli conta que foi uma boa surpresa a ocupação da escola pelos estudantes. “A iniciativa foi deles, e nós, pais, apoiamos. Eles estão lá dentro, estão bem e já fornecemos alimentos”, informa a mãe.

Outro ponto preocupante levantado pelos pais e professores é que a escola para a qual os alunos serão remanejados é distante da atual. A escola que deve recebê-los, de acordo com a proposta de reorganização, é a E.E. Dolores Paschoalin, distante 1,3 quilômetro. “Alguns alunos possuem residência a mais de dois quilômetros desta nova escola”, diz Eli.

Há relatos de professores de que um homem que se identificou como assessor de um vereador do PSDB esteve presente na escola com um martelo. De acordo com relatos, ele apresentou atitude violenta e tentou quebrar os cadeados postos pelos estudantes a fim de abrir e impedir a ocupação.

Os professores e os pais conseguiram acalmar a situação, que transcorre de maneira pacífica. Até o momento não há a presença da Polícia Militar, apenas rondas da Força Tática de tempos em tempos, conforme relatos.

Leia também

Últimas notícias