são paulo

Após ocupação, alunos de Diadema vão discutir reorganização com Diretoria de Ensino

reprodução/nãofechemminhaescola São Paulo – O juiz André Mattos Soares, da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Diadema, acolheu hoje (13) o pedido do Conselho Tutelar do município de prorrogar […]

reprodução/nãofechemminhaescola

São Paulo – O juiz André Mattos Soares, da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Diadema, acolheu hoje (13) o pedido do Conselho Tutelar do município de prorrogar o prazo de desocupação voluntária da escola. O prazo termina às 14h de segunda-feira (16). Os conselheiros pediram a prorrogação do prazo para preservar a integridade física dos adolescentes. Em caso de descumprimento do prazo, será expedido imediatamente o mandado de reintegração de posse.

A decisão é resultado de uma reunião de conciliação nesta sexta-feira na escola, da qual participaram alunos, pais, professores, representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (Apeoesp), um oficial de Justiça e representantes do Conselho Tutelar.

Outro desdobramento é a realização de uma reunião na escola amanhã, às 9h30, com a presença de todos os que se reuniram hoje além da dirigente regional de ensino, Liane de Oliveira Bayer. Na pauta, a discussão de alternativas que levem à manutenção do ensino médio na escola.

O fim da oferta desse nível de ensino no próximo ano motivou a ocupação na noite de segunda-feira (9). Diadema foi a primeira escola a ser ocupada por estudantes contrários à “reorganização” imposta pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB).

O professor de Biologia Jailton Santos, que participou da reunião, avalia como vitoriosa a ocupação pelos alunos. “Antes da ocupação, não havia nem sequer a possibilidade de diálogo da diretoria de ensino com os alunos. Já é um bom começo”, diz.