fechamento

Alunos ocupam escola em Santo André que será fechada

Objetivo da ação é cancelar reunião de rematrícula em outras escolas que será realizada hoje (12) com os pais

Facebook

Mais de 100 alunos ocuparam a escola Valdomiro Silveira que será fechada pelo governo de São Paulo

ABCD Maior – Por volta das 7h30 de hoje (12), mais de 100 alunos das escolas estaduais Valdomiro Silveira e Professor Nélson Pizzoti Mendes, no Bairro Jardim Silvana, em Santo André, ocuparam a escola Valdomiro Silveira que é uma das seis unidades escolares a ser fechada no ABCD pela reorganização da Educação proposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), a partir de 2016.

Conforme o integrante da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Santo André (Umes) e presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Bruno Silva de Oliveira, a ocupação está sendo organizada há uma semana. No entanto, a diretora da escola descobriu e decidiu adiantar a reunião com os pais, que seria realizada no sábado (14), o dia E – data que a secretaria de Educação de São Paulo explicará os detalhes da reorganização nas escolas -, para às 10h desta quinta (12). “Nosso objetivo é dialogar com os pais e cancelar essa reunião”, afirmou. A escola tem aproximadamente 500 alunos.

O grupo ainda não sabe se manterá ou não acampamento na escola, após a reunião. “Vamos conversar com os alunos e dependendo da situação podemos permanecer aqui, vai depender da disposição deles”, avaliou. Além das seis escolas a serem fechadas no ABCD, outras 30 devem perder o período noturno da Região.

A “reestruturação” motivou uma série de atos contrários à medida. A falta de consulta à comunidade acadêmica é uma das principais críticas, já que pais, alunos e professores serão comunicados oficialmente sobre as mudanças somente em encontro marcado para este sábado (14). A reunião acontecerá em 328 escolas do ABCD.