último dia

Inscrições para o Fies terminam hoje

Ministério da Educação dispõe 61,5 mil novas vagas em instituições particulares

Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Nesta edição do segundo semestre, o Ministério da Educação (MEC) oferece 61,5 mil novas vagas

São Paulo – Os estudantes interessados em participar do  Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até às 23h59 de hoje (6) para efetuar a inscrição.

Nesta edição do segundo semestre, o Ministério da Educação (MEC) oferece 61,5 mil novas vagas. As inscrições têm uma única etapa, que deve ser feita exclusivamente pela internet.

Podem se inscrever os estudantes que não tenham concluído curso superior, que comprovem renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 2,5 salários mínimos, e que tenham obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nota na redação que não seja zero.

A partir desta edição passam a valer as novas regras, que incluem alteração nos juros, que mudam de 3,4% para 6,5%. A oferta de vagas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluindo o Distrito Federal, serão priorizadas, assim como os cursos das áreas de Engenharia, Saúde e Formação de Professores com conceitos 4 e 5 na avaliação do MEC (Ministério da Educação).

Nota de corte

O novo sistema de seleção para o Fies usa as notas do Enem como critério classificatório para a concessão do financiamento. Desde a terça-feira (4), segundo dia de inscrições, o sistema de seleção apresenta as notas de corte parciais para cada curso – a nota de corte é a nota mínima que mantém o candidato entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de inscritos.

O resultado do processo seletivo será divulgado na próxima segunda-feira (10). Os estudantes classificados com base no número de vagas do curso serão pré-selecionados na chamada única e devem concluir o processo no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), pelo qual as inscrições devem ser feitas, no período de 13 a 22 próximo.