oportunidade

UFSCar seleciona refugiados para cursos de graduação presenciais

Para concorrer é preciso ter prestado alguma das edições do Enem a partir de 2011. Aprovados iniciam as aulas em 2016

Adrien/ CC

Esta será a oitava seleção consecutiva, específica da universidade, para pessoas em situação de refúgio

São Paulo – Pessoas em situação de refúgio no Brasil podem se inscrever, até 31 de agosto, no processo seletivo para 61 cursos de graduação presenciais oferecidos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), nos campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Os candidatos devem ter prestado uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2011. As aulas começam em janeiro de 2016.

Para concorrer é necessário comprovar a condição de refugiado, por meio de atestado emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão do Ministério da Justiça, documento que comprova conclusão do equivalente ao ensino médio, pelo correio, para a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar. Na ficha de inscrição deverá constar o número de inscrição no Enem e também a opção de curso escolhida. Os candidatos concorrem a uma única vaga.

Esta será a oitava seleção consecutiva específica para pessoas em situação de refúgio, implementada a partir do Estatuto dos Refugiados (Lei 9.474/97). Neste ano, o formato do processo seletivo foi alterado para ampliar a quantidade de inscrições e aumentar a ocupação das vagas oferecidas. O edital estabelece que, caso não haja candidatos classificados por meio do resultado do Enem, haverá uma seleção simplificada em janeiro de 2016, com a divulgação dos cursos com vaga disponível.

Atualmente, seis alunos que se encontram em situação de refúgio no Brasil estudam na UFSCar, dos quais dois irão concluir seus cursos em breve. Vindos de países do continente africano, de países da América Latina e do Oriente Médio, os estudantes apresentam uma maior procura por cursos de Engenharia e Medicina. Além deles, duas pessoas em situação de refúgio já se formaram na Universidade.

É possível obter mais informações no site da UFSCar e com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar, pelo telefone (16) 3351-8152.