movimento estudantil

UNE encerra congresso com eleição de nova presidenta

Carina Vitral, estudante de Economia da PUC-SP, foi eleita ontem (7) com 58,4% dos votos. Foi a primeira vez que uma mulher sucede a outra na presidência da entidade, que já tem 77 anos

divulgação

Carina Vitral (esq) entra no lugar de Vic Barros (dir) na primeira sucessão entre mulheres à frente da UNE

São Paulo – Depois de cinco dias de intenso debate, o maior encontro do movimento estudantil brasileiro, com quase 6.500 delegados credenciados, oriundos de todos os estados do Brasil, elegeu ontem (7) a militante da União da Juventude Socialista (UJS) Carina Vitral, que também é a mais jovem integrante da direção nacional do PCdoB, para presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE), pelos próximos dois anos.

Em um processo eleitoral que teve a participação recorde de delegados representando 98% das instituições de ensino superior no Brasil, a plenária final do 54º Congresso da UNE também deliberou sobre o projeto da entidade para os próximos dois anos e aprovou moções de apoio.

Este Congresso foi o maior da UNE desde a reforma eleitoral da entidade realizada em 2007, quando a escolha dos delegados acontece por universidade, e não mais por curso, como era anteriormente. Ou seja, os delegados são os eleitos para representar os estudantes de sua universidade no Congresso. Ao todo, cerca de dois milhões de universitários participaram da eleição dos delegados em todo o país.

O 53º Congresso da UNE (2013) também elegeu uma mulher, Virgínia Barros, a Vic, como presidenta da entidade. Na história da entidade, é a primeira vez, em 77 anos, que a presidência da entidade será ocupada sucessivamente por mulheres. Nesta edição, a vice-presidenta da entidade também é uma mulher, Moara Saboia, de 25 anos, estudante de Engenharia Civil da UFMG.

Leia também

Últimas notícias