professores

Presidente do PSDB do Paraná quer queda de secretários de Segurança e Educação

Em post publicado no Facebook neste domingo (3), Valdir Rossoni reconhece exageros na ação da polícia e fala em exoneração, buscando preservar a imagem do governador Beto Richa

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

Fernando Francischini, secretário de Segurança do Paraná: força desproporcional contra grevistas

São Paulo – Presidente do PSDB do Paraná, o deputado federal Valdir Rossoni publicou post em sua página no Facebook neste domingo (3), exigindo o afastamento do governo do estado dos responsáveis pela violência contra os professores e funcionários públicos em greve, o que deve pôr em xeque a permanência do secretário da Educação, Fernando Xavier, e da Segurança Pública, Fernando Francischini, no governo.

“Para preservar o ‘chefe’ — o governador Beto Richa (PSDB) — do massacre contra os professores no último dia 29 de abril, Rossoni, que é ex-presidente da Assembleia Legislativa, se apressa em culpar os dois ‘mordomos’. Rossoni apenas verbaliza o que pensa o governador, que não tem coragem de vir a público para assumir a responsabilidade pela tragédia do Centro Cívico”, afirma o jornalista paranaense Esmael Morais em seu blog.

Rossoni afirma na nota que o governador Beto Richa deve tomar medidas para restabelecer “a verdade e a tranquilidade do povo paranaense. A começar pelos responsáveis pelas atitudes desmedidas, pelos desmandos, pelos exageros. Que sejam exonerados ou que peçam para sair”.

Leia também:

Na quarta-feira (29), mais de duzentas pessoas ficaram feridas em cerca de uma hora e meia de repressão da polícia do governador Beto Richa a servidores que protestavam desde o início da semana contra um projeto de lei que altera as regras de custeio da Paraná Previdência, no Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa. O projeto promove perdas em direitos previdenciários do funcionalismo a pretexto de socorrer as finanças do estado.

Confira a nota de Rossoni:

Nos dias das votações que geraram confronto na praça eu estava em Brasília. Lá, tomei conhecimento dos fatos através da imprensa, com informações desencontradas. Ao voltar ao Paraná, assisti às imagens e, a partir do que vi, tirei algumas conclusões, que seguem:

1) A ação da policia foi desproporcional e desnecessária. Mas sei que se a tropa agiu daquela maneira, foi por ordem do comando. Não era o caso de se fazer uso de balas de borracha, cães etc.

2) O secretário da Educação está fora do contexto da pasta. É um ótimo técnico, seria muito útil em outro área, mas não está preparado para a área da Educação.

3) Espero que o governador, em nome dos seus eleitores e do seu partido, tome medidas imediatas para mudar o rumo da situação. Por mais que a APP-Sindicato faça o jogo do PT, o diálogo é fundamental na articulação política na preservação dos princípios democráticos. Do contrário, estarão dando munição a um sindicato pelego do PT.

4) A grande maioria dos professores e dos funcionários públicos não tem informação correta do que foi aprovado. É preciso esclarecimento.

Sim, houve excessos por parte do comando da Segurança. Também houve má-fé por parte da APP e pessoas estranhas que desvirtuou a verdadeira intenção do projeto. Somos todos paranaenses e esta situação interessa somente a quem tem olhos para os votos da próxima eleição.

Espero – e tenho certeza – que o governador, com profunda análise dos fatos, tenha clareza para tomar as medidas necessárias que restabeleçam com urgência a verdade e a tranquilidade do povo paranaense. A começar pelos responsáveis pelas atitudes desmedidas, pelos desmandos, pelos exageros. Que sejam exonerados ou que peçam para sair.

Em nome da paz, do entendimento, do estado do Paraná e de seu povo.

Valdir Rossoni
Dep. Federal
Presidente do PSDB

Leia também

Últimas notícias