jardim gaivotas

Bairro do extremo sul de São Paulo ainda aguarda creche pública

Convênio firmado ainda na gestão Kassab deveria funcionar a partir de 2012. Bairro tem pelo menos 4 mil crianças e duas escolas de educação infantil prontas, porém ainda fechadas

Sem creche, Maria Ângela da Silva (foto) cuida de crianças crianças vizinhas enquanto os pais trabalham <span>(Danilo Ramos/ RBA)</span>Creche do Jardim Gaivotas aguarda autorização para começar a funcionar <span></span>Bairro tem 4 mil crianças em idade escolar e nenhuma escola municipal de educação infantil <span></span>'Já esperamos muito tempo. Estamos preparados para ir pra rua caso não saia', afirma seu Litão <span></span>'A mais velha foi chamada no Cantinho do Céu, mas ia ser muito sacrifício pagar uma perua, diz Orotildes  <span></span>'Parece que ela vai ser chamada no Cocaia. São pelo menos 40 minutos a pé, debaixo de sol e de chuva', lamenta Maura <span></span>

São Paulo – Há mais de um ano os moradores do Jardim Gaivotas, no extremo sul de São Paulo, aguardam a abertura da primeira creche pública do bairro, que tem pelo menos 4 mil crianças em idade escolar. A reivindicação começou em 2009, ainda na gestão de Gilberto Kassab (PSD), mas a oportunidade concreta só surgiu em setembro de 2012, quando foi anunciado um convênio com uma organização social para oferecer o serviço, como constatou a RBA, na época. Na última semana, a reportagem voltou ao local e encontrou duas casas reformadas e prontas para receber os alunos, porém ainda fechadas.

Assim, os problemas para os moradores, em especial para as mães, continua o mesmo: a maioria acaba ficando em casa, sem possibilidade de trabalhar ou estudar. As poucas que conseguiram uma vaga em creches de bairros vizinhos, como Jardim Cocaia e Cantinho do Céu, gastam em média duas horas por dia no trajeto, feito a pé. Algumas conseguem pagar em média R$ 70 em transporte escolar privado e há ainda as ques contratam vizinhas para tomar conta dos bebês.

É o caso da diarista Orotildes dos Santos, mãe de sete filhos, duas em idade de creche, com 2 e 3 anos. “A mais velha foi chamada no Cantinho do Céu, mas não pude matricular porque seria muito sacrifício pagar uma perua.” Sua vizinha, Maura Santos, de 18 anos, enfrenta o mesmo problema com a filha de 2 anos: “Inscrevi ela logo que nasceu na creche do Jardim Cocaia e parece que agora vão chamar. Mas pra eu ir pra lá é pelo menos 40 minutos a pé. O ideal seria que abrisse essa aqui.”

Quando for aberta, a creche do Jardim Gaivotas ficará a poucos metros da casa de Maura. A unidade passa pelos últimos retoques, mas já está equipada com livros, televisão, brinquedos, refeitório, banheiros infantis e área para banho de sol. A escola foi instalada dentro de uma antiga chácara e integrará a rede conveniada da prefeitura, com capacidade para receber até 220 crianças por período. Segundo a prefeitura, o conveniamento começou em agosto do ano passado e o processo de documentação ainda está em curso.

A cerca de um quilômetro de lá, outra creche está pronta, apenas aguardando autorização para começar a funcionar, também em esquema de conveniamento. Segundo o proprietário do imóvel, que preferiu não se identificar, a casa foi completamente reformada e adaptada para funcionar como creche, sob a administração de uma ONG, e está pronta há um ano. São 14 salas de aula, com capacidade para 168 crianças.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o pedido de conveniamento com a prefeitura foi feito em dezembro do ano passado e ainda está em análise, que verificará se a proposta de  atendimento condiz com a demanda da região. Uma vez aprovada, o próximo passo será uma vistoria no imóvel, para checar se as instalações são compatíveis com as atividades das creches.

Devido às reivindicações dos moradores, na última sexta-feira (31) um representante da prefeitura se reuniu com os moradores do Jardim Gaivotas. Segundo o líder comunitário Elito Gonçalves Dias, conhecido como Litão, ficou acertado que um supervisor irá vistoriar os locais para avaliar possíveis adaptações necessárias para a abertura das creches. “Para nós, essas creches são muito importantes. Já esperamos muito tempo e estamos preparados para ir pras ruas caso ela não saia.”

Segundo o estudo “Educação e Desigualdade na Cidade de São Paulo”, lançado no último ano pela organização não governamental Ação Educativa, a taxa de atendimento em creches na idade adequada é consideravelmente menor nas periferias da cidade do que no centro. No Butantã, por exemplo, a taxa de atendimento em creches é de 85% contra 12,3% no Jardim Ângela ou 14,1% em Marsilac, ambos na zona sul.

A ONG estima que uma criança da periferia pode ter até seis vezes mais dificuldade de conseguir uma vaga em creche do que uma criança de regiões mais abastadas da cidade.

Leia também

Últimas notícias