Bolsas

Em dois dias, 540 mil estudantes candidatam-se ao ProUni

Candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa podem se inscrever pela internet até a próxima sexta-feira (17)

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O número de inscritos em dois dias já representa metade do total de candidatos em 2013

São Paulo – O Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, registrou 542.049 candidatos até o meio-dia de hoje (14), um dia após o início das inscrições para receber o benefício. Interessados em concorrer a uma das 131,6 mil bolsas integrais e 59,9 mil bolsas parciais (50% de desconto na mensalidade) em instituições privadas de ensino superior têm até sexta-feira (17) para se inscrever.

O número de candidatos ao ProUni 2014 em apenas dois dias já é metade das inscrições totais para o programa em janeiro de 2013, quando um total de 1,03 milhão de estudantes concorreu por 162 mil bolsas. O ProUni também realiza chamadas para matrícula em cursos no meio do ano.

Para se inscrever, o candidato deve ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas; além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, levar a documentação à instituição de ensino na qual pretende estudar. Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar os documentos. O estudante selecionado receberá o resultado por meio do boletim do candidato, disponível online na página do ProUni. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.