investimentos

Para Frei Betto, só mobilização popular pode tornar educação ‘prioridade nacional’

O colunista da RBA ressaltou hoje (16) que o Brasil tem baixo investimento educacional. A realidade pode mudar com a aprovação do Plano Nacional de Educação, que prevê 7% do PIB para o setor

Creative Commons

Apesar de ter a maior evolução em matemática, o Brasil ainda figura nas posições mais baixas do Pisa

São Paulo – O escritor e comentarista da Rádio Brasil Atual, Frei Betto, afirmou hoje (16), em sua coluna semanal, a importância de haver uma mobilização popular em torno da melhoria do sistema educacional brasileiro. “Cabe a todos nós ação cidadã para que a educação seja o quanto antes considerada prioridade nacional”, disse.

No início de dezembro, dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), medidor da qualidade de educação de alunos de 6 a 15 anos em todo o mundo, constataram que o Brasil ocupou a 58ª posição em matemática, 55ª em leitura e em 59ª em ciências dentre os 65 países participantes do ranking avaliados entre 2003 e 2012. Apesar de ser o país que conseguiu a maior evolução do desempenho em matemática, o Brasil ainda figura nas posições mais baixas do relatório.

“O ensino público está sucateado, os professores ganham mal e não dispõem de tempo de pesquisa e aprimoramento. As instalações das escolas são precárias e a falta de tempo integral dos alunos na escola nos impede de vir a ser uma nação culta com profissionais altamente qualificados. Não dispomos sequer de um plano de valorização do professor”, argumenta o comentarista.

Segundo o Pisa, o governo brasileiro gasta cerca de R$ 63 mil na educação de cada aluno entre os 6 e 15 anos. O valor corresponde a menos de um terço dos R$ 196 mil mundialmente recomendados.

Frei Betto reforça que o investimento brasileiro em educação é mínimo. “Pouco mais de 5% do nosso Produto Interno Bruto são destinados à educação. O Plano Nacional de Educação propõe subir esse investimento para 7%, mas ainda é pouco. O ideal seria 10%, como fizeram os países da Ásia, que hoje ocupam os primeiros lugares em educação de qualidade, como a China, a Coreia do Sul, o Japão etc.”

O Plano Nacional de Educação (PNE) é um projeto de lei (PL 8.035/10) que estabelece diretrizes para a melhoria na qualidade da educação pública brasileira a se cumprir até 2020 e tramita no Congresso Nacional desde 2010. O PNE poderá ser votado pelo Senado amanhã (17), caso não seja adiado, como ocorreu na última semana. O projeto seria votado na última quarta-feira (11), mas a discussão foi adiada para esta terça-feira devido ao baixo quórum de senadores na sessão.

Ouça o comentário completo de Frei Betto à Rádio Brasil Atual