Segundo dia do Enem tem uma hora a mais e prova de redação

© Mário Bittencourt/Folhapress Estudantes conferem local de prova do Enem 2013 em Salvador (BA): primeiro dia considerado positivo pelo MEC Brasília – O segundo dia da prova do Exame Nacional […]

© Mário Bittencourt/Folhapress

Estudantes conferem local de prova do Enem 2013 em Salvador (BA): primeiro dia considerado positivo pelo MEC

Brasília – O segundo dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) causa tensão em muitos estudantes. Isso porque, além de responder às questões de linguagem, códigos, matemática e suas tecnologias, o candidato terá de fazer uma redação. O tempo para a prova será estendido para cinco horas e meia, uma a mais que o de ontem (26). O horário de entrada é o mesmo: às 12h, abrem-se os portões que, pontualmente, são fechados às 13h.

Para não perder a prova e ter tempo de se organizar, a recomendação do Ministério da Educação (MEC) é que o candidato já esteja no local quando os portões forem abertos.

Confira no quadro os horários de abertura dos portões e início das provas no seu estado:

Abertura dos portões (horário local)

Início das provas (horário local)

 

Estados

10h

11h

Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima

11h

12h

Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins

12h

13h

Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo

Para fazer a prova, é preciso apresentar documento de identidade com foto e ter em mãos uma caneta preta, revestida com material transparente, para preencher o cartão de respostas. Antes de começar, o candidato deve conferir os dados pessoais na prova, no cartão de resposta e na lista de chamada. Se houver algum erro, deve ser comunicado ao fiscal.

Ir bem na redação depende do preparo do estudante, mas algumas regras devem ser seguidas para que ele consiga uma boa nota. O texto deve ter no mínimo oito e no máximo 30 linhas. As redações com sete linhas ou menos receberão nota zero. A estrutura deve ser dissertativo e argumentativa, ou seja, os candidatos devem expor argumentos relacionados ao tema da redação, elaborando-os de forma consistente e coerente.

A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos elaborem seus próprios texto. No entanto, o estudante não deve se prender às ideias ali apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação. Tais atitudes podem fazer com que o candidato perca pontos na avaliação de competências. Brincadeiras ou deboches vão ser penalizadas com nota zero.

As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Outro cuidado que o candidato deve ter é com o celular. Ao entrar no local de prova, o aparelho deve ser desligado e lacrado em envelope entregue pelo fiscal de sala. O envelope deverá ser guardado embaixo da carteira. Ontem (26), primeiro dia de prova, 24 candidatos foram desclassificados por postarem imagens do cartão de reposta em redes sociais. O MEC está monitorando as redes sociais em busca de publicações.

Segundo o MEC, o primeiro dia de prova teve “um excelente resultado”. Em relação a chuvas e outros problemas naturais, a pasta monitora os locais com maior probabilidade de desastres. As regiões Sul e Sudeste estão entre eles. Ontem, com as chuvas, faltou luz em locais de prova na Região Sul, mas a aplicação do exame não foi prejudicada. A orientação para o segundo dia é que os candidatos dirijam-se ao local de prova indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Caso seja necessário, serão disponibilizados ônibus para transportar os estudantes para outros locais.

A primeira prova incluiu questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). A edição de 2013 do Enem teve número de inscrições recorde: mais de 7,1 milhões de estudantes. As provas estão sendo aplicadas em 1.161 cidades.

Os gabaritos dos dois dias de exames serão divulgados até o dia 30, no endereço www.enem.inep.gov.br. O serviço de atendimento ao cidadão funcionará no final de semana das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161.