Governo de São Paulo veta nova faculdade de medicina no ABC paulista

formação

Marcelo Brammer/Folhapress

Uip se posicionou contra a abertura de novas faculdades de medicina na região do ABC paulista

São Bernardo do Campo – O secretário estadual de Saúde, David Uip, que esteve em Santo André, no ABC paulista, na tarde de ontem (28), para inaugurar a Central de Material e Esterilização do Hospital Mário Covas, disse que é contra a abertura de novas faculdades de medicina na região. Hoje na região, apenas a Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, forma médicos.

“Não darei respaldo a uma nova faculdade de medicina no ABC. Sei que o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, tem intenção de trazer uma nova faculdade na área para cá e não acredito que essa é a melhor saída. Se for para ampliarmos a formação, que seja ampliando o número de vagas da Faculdade de Medicina do ABC, que é uma instituição tradicional e com nível de excelência no ensino”, disse o secretário.

Uip afirmou ainda que 2013 está sendo um ano em que a categoria médica tem sido desprezada. O secretário disse ter muito respeito pelos médicos, e que apenas os conselhos de medicina são capazes de apontar se há ou não necessidade de novos cursos. “Se o prefeito decidir trazer uma nova faculdade terá o nosso respeito, mas não o nosso apoio.”

Atualmente, a mensalidade da Faculdade de Medicina do ABC é de R$ 3.698,05.