Enem termina sem registro de vazamentos e já começa correções

educação pública

marcello casal / agência brasil

O presidente do Inep, Luiz Claudio da Costa, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante: balanço do Enem

Brasília – A edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminou neste domingo sem registros de vazamentos e foi considerada “tranquila” pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante. O resultado final da prova será divulgado na primeira semana de janeiro.

Dos mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos 5,05 milhões de candidatos fizeram o exame – uma abstenção aproximada de 29%.  As abstenções, segundo Mercadante, têm se mantido constantes desde 2009, quando a taxa chegou a 37,7%. No ano passado, o percentual dos alunos que não fizeram a prova foi 27,9%. Este ano, porém, o número de participantes é recorde, 20% a mais que o de 2012. O crescimento, desde 2009, está em 95%.

O MEC informou que 12 candidatos foram eliminados neste domingo (27) por terem usado celulares no local da prova. Eles postaram imagens da prova e do cartão de resposta nas redes sociais. Nos dois dias do Enem, 36 candidatos foram excluídos do exame por esse motivo.

“A segurança foi muito eficiente, não houve qualquer vazamento de qualquer informação, o que é central para garantir a isonomia dos estudantes”, disse o ministro. No ano passado, 65 candidatos foram eliminados pelo mesmo motivo.

O Enem foi realizado neste final de semana em 1.161 municípios. O gabarito será divulgado no dia 30 de outubro, na internet, no site do Inep. “Agora começa a nova fase, que é a correção das provas. Tomamos medidas para aumentar o rigor na correção e também aumentamos o número de corretores”, afirmou Mercadante.