No quarto dia, número de inscritos no Enem alcança 2,3 milhões

Ensino Médio

São Paulo – No final do quarto dia de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ontem (16), 2.379.125 pessoas já haviam se cadastrado para participar da prova. As inscrições ficam abertas até o próximo dia 27, pelo site do Enem, e não haverá prorrogação.

As provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro, às 13h, pelo horário de Brasília. Os portões serão abertos ao meio-dia e será proibida a entrada de participantes após o fechamento, às 13h.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição, de R$ 35, pode ser paga até o dia 29. Não precisam pagar aqueles que concluírem o ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública, além dos participantes com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O Enem, aplicado em todos os estados e no Distrito Federal, tem o objetivo de avaliar o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio. O resultado permite ao candidato participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

A participação no Enem é também pré-requisito para concorrer a bolsas de estudo nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.