Você está aqui: Página Inicial / Educação / 2013 / 05 / A poucas horas do fim do prazo, Enem tem quase 7 milhões de inscritos

A poucas horas do fim do prazo, Enem tem quase 7 milhões de inscritos

por Mariana Tokarnia, da Agência Brasil publicado 27/05/2013 20h12

Brasília – A poucas horas do fim do prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), às 23h59, o número de candidatos bateu recorde. Até as 18h07, eram 6.856.006 inscritos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O número supera não apenas os candidatos confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290, mas também a quantidade de inscritos no ano passado, 6,495 milhões. A média de inscrições tem sido de aproximadamente 700 por minuto, número de acordo com as expectativas para o último dia.

Os três estados com maior número de inscrições até as 16h eram São Paulo, com 1.030.658; Minas Gerais, com 731.901; e Bahia, com 482.799 candidatos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, informou que possíveis problemas de lentidão ou travamento podem ser causados pelo provedor utilizado pelo candidato. A pasta diz que a infraestrutura da rede do MEC está funcionando normalmente e recomenda que os candidatos insistam, caso tenham problemas.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 35, deve ser paga até quarta-feira (29) pelos candidatos não isentos. Estão isentos os que vão concluir o ensino médio em 2013 matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa ou a comprovação das informações necessárias para a isenção.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Os interessados em fazer a prova do Enem devem se inscrever pela internet no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem.

O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.