Notas do Enem saem na sexta e inscrições para o Sisu começam dia 7

Nota do Exame Nacional do Ensino Médio é necessária para conquistar uma vaga no ensino superior federal

São Paulo – Serão divulgadas na próxima sexta-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC) as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, fundamentais para participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que promove o ingresso em universidades públicas federais. As notas estarão disponíveis na página de resultados do Enem, onde o participante deverá selecionar o ano de participação no exame e informar número de CPF, ou número de inscrição, e senha.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União de hoje (26), poderá se inscrever no Sisu o estudante que participou do Enem 2012 e que não tenha zerado a redação. O período de inscrições vai de 7 de janeiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 do mesmo mês, somente via internet, na página do Sisu. O candidato deverá utilizar o mesmo número de inscrição do Enem para a seleção às universidade federais.

Os candidatos poderão escolher duas opções de curso, especificando a ordem de preferência, a instituição, o local e o turno. Também será possível optar entre três modalidades de ingresso: por concorrência; por meio da Lei 12.711/12, a chamada Lei de Cotas, ou por meio de outras ações afirmativas que a instituição de ensino adote. Não será possível a inscrição em duas modalidades diferentes no mesmo curso, local, turno ou instituição de ensino.

A nota de corte de cada instituição, curso ou modalidade, será colocada à disposição pelo Sisu, em caráter informativo, e será atualizada de acordo com o andamento do processo. O estudante poderá alterar suas opções de curso somente no período de vigência das inscrições. A primeira chamada para os selecionados será realizada em 14 de janeiro, com matrícula no dias 18, 21 e 22 do mesmo mês. A segunda chamada será publicada no dia 28 de janeiro, com matrícula em 1º, 4 e 5 de fevereiro. Não será cobrada taxa de inscrição às vagas ofertadas pelo Sisu.

Já os documentos, horários, locais e procedimentos de matrícula serão definidos por instituição. O edital informa ainda que não serão emitidas correspondências de nenhum tipo sobre prazos, datas de matrícula, ou outras informações, sendo responsabilidade do candidato acompanhar as publicações no site do Sisu.

O candidato que não for selecionado poderá manifestar interesse em aguardar por uma vaga em lista de espera de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Essa lista será utilizada para cobrir vagas remanescentes após a segunda chamada. Os estudantes só poderão aguardar uma vaga para o curso inscrito como primeira opção.

 

Leia também

Últimas notícias