ProUni abre inscrições para 195 mil bolsas no dia 14

Somando-se às vagas do Sisu, são cerca de 300 mil vagas no ensino superior para quem prestou o Enem em 2011

São Paulo –  As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão realizadas entre os próximos dias 14 e 19. A relação de bolsas oferecidas por 1.321 instituições de ensino já pode ser consultada na página do Ministério da Educação. As listas são separadas por estado, por município, por universidades e por centros universitários. Em poucos dias, o ministério também vai divulgar a relação por cursos. Para o primeiro semestre deste ano são oferecidas 195.030 bolsas – 98.728 integrais e 96.302 parciais, com desconto de 50% da mensalidade.

Somando-se as vagas do ProUni às 108.552 vagas em instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), chega-se a 303.582 oportunidades de ingresso no ensino superior para os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.

Segundo o Ministério da Educação, no processo do ProUni haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição. 

A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. Entre dia 23 e 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado deverá fazer a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com matrícula até o dia 15.

Os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera entre 22 e 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações. A primeira, em 27 de fevereiro, com matrícula entre o dia seguinte e 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

Bolsas integrais

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

De acordo com as regras do processo, os professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.