Home Educação Ato deve reunir 10 mil em Brasília em ato pelos 10% do PIB para a educação

Ato deve reunir 10 mil em Brasília em ato pelos 10% do PIB para a educação

Proposta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação é pressionar o Congresso a ampliar em 100% recursos para o setor
Publicado por raoniscan
18:15
Compartilhar:   

São Paulo – A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e suas 43 entidades filiadas organizam mobilização que pretende reunir cerca de 10 mil pessoas em Brasília como forma de pressionar o Congresso a incluir no Plano Nacional de Educação (PNE) uma regulamentação garantindo 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. O Brasil investe 5% do PIB no setor.

A secretária-geral da CNTE, Marta Vanelli, afirmou que, além dos 10% para a educação, os ativistas vão reivindicar o cumprimento do piso salarial nacional e a manutenção da carreira. “Todos os sindicatos levarão uma cota de profissionais a Brasília. Iremos marchar do estádio Mané Garrincha até o Congresso Nacional”, relatou.

O aumento dos recursos seria providencial, na opinião da secretária. “Para nós, o recurso a mais tornou-se uma questão central. Se o PNE é um plano para o governo cumprir a tarefa de casa no atendimento da educação básica, no ensino técnico profissional, no aumento das vagas do ensino superior público, é evidente que precisamos ter mais dinheiro.”

Marta afirmou ainda não saber qual será o projeto do relator sobre essas questões, mas garantiu que toda a comunidade educacional nacional luta pelos 10% do PIB para a educação. “Já há conversas de que esse relatório já pode vir semana que vem, portanto, nossa marcha será estratégica no sentido de pressionar o Congresso Nacional”, disse.

A coleta de assinaturas em apoio à mudança é outra estratégia para pressionar os parlamentares. Segundo a secretária, cerca de 140 mil assinaturas já foram colhidas e serão apresentadas ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-SP), na próxima semana.

registrado em: , , , ,