Alunos das classes C, D e E ocupam 43% das vagas de universidades federais

Em compensação, apenas 10% dos universitários são negros

O estudo apontou que a região mais diversifica é a região Norte com 68% das vaga preenchidas por alunos pertencentes às classes mais baixas(Foto: ACrush / Wikipedia)

São Paulo – Cerca de 43% dos alunos das universidades federais brasileiras pertencem às classes C, D e E, segundo o estudo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), publicado nesta quarta-feira (3). O levantamento traça as características do alunos que cursam as universidades federais.

Para se chegar a esse número, o levantamento identificou 22 mil matriculados nas instituições de ensino superior, apontando a região Norte como a mais diversificada, com 69% das vagas preenchidas com alunos pertencentes às classes mais baixas. O Sul, em contrapartida, mostrou ser o estado mais elitizado nesse aspecto, com 67% dos alunos membros das classe A e B.

Os dados ainda mostram que 15% dos estudantes participam de programas que custeiam total ou parcialmente a alimentação, e um em cada dez recebe bolsa de permanência. Os números trazem certa estabilidade em relação a outras pesquisas do gênero realizadas em 1997 e em 2003.

Outro fato que merece destaque é a baixa quantidade de alunos negros nas salas de aula, apenas 8,72%, além de 32% de pardos. Os brancos são maioria, com 53,9%. No entanto, é possível notar um ligeiro crescimento na diversidade de raças, se comparado a última pesquisa, em 2003, quando menos de 6% declaravam ser pretos.

A procedência de escolas públicas ou privadas dividem quase que igualmente o ingresso de estudantes nas universidades federais. O estudo mostra que 44,8% dos alunos que ingressam nas universidades são de escolas públicas, contra pouco mais de 40% que cursaram o ensino médio em escola particular.

Para a Andifes, o estudo desmistifica a tese que as universidades federais abrigam alunos de famílias ricas, que têm condições de pagar um ensino particular como preparação.