Aumentar número de pós-graduados é prioridade de Haddad

Qualificar professores é um dos efeitos almejados pelo governo

O ministro da Educação, Fernando Haddad durante a celebração do aniversário de 60 anos da Capes (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

São Paulo – Na abertura da celebração do aniversário de 60 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o ministro Fernando Haddad destacou que uma das prioridades da política nacional de educação do governo federal é ampliar o número de pessoas com títulos e cursos de pós-graduação

Segundo Haddad, um dos  alvos desse aumento de grau de instrução são professores de diferentes níveis. “Com mais escolaridade de professores, o país teria “uma educação mais digna e uma sociedade mais culta”, disse.

Haddad também mira a melhoria de indicadores brasileiros em rankings de pesquisa e ensino. “Precisamos de professores concursados, interessados no ensino, capazes de diferenciar um convívio dentro e fora da sala de aula e que se enquadrem no perfil de cada escola, seja ela particular ou pública”, ressaltou.

O ministro exaltou o papel da Capes nesse sentido. A instituição, que oferece bolsas de estudo principalmente para mestres e doutores, oferece, há quatro anos, recursos para formação de professores da educação básica.

De 2007 a 2009, o país passou da 15ª para a 13ª posição no ranking das nações com maior volume de produção acadêmica.

Com informações da Agência Brasil