ProUni recebe mais de 300 mil inscrições no 1º dia

Brasília – Prosseguem neste fim de semana as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece 123,1 mil bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino […]

Brasília – Prosseguem neste fim de semana as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece 123,1 mil bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80,5 mil bolsas são integrais e 42,6 mil parciais, que cobrem 50% da mensalidade. Até as 18h da sexta (21),  primeiro dia de inscrições, 316 mil estudantes preencheram o formulário do ProUni no portal do programa na internet. O prazo termina na terça-feira (25).

Para participar do ProUni, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos.

O candidato pode escolher até três cursos, elegendo uma prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada dia 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa.

Leia também

Últimas notícias