Inscrições para o ProUni começam nesta 6ª

Brasília – As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas nesta sexta-feira (21) e seguem até 25 de janeiro. Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo […]

Brasília – As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas nesta sexta-feira (21) e seguem até 25 de janeiro. Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Os estudantes interessados no benefício deverão acessar o site do ProUni. Para participar do programa, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas – também não pode ter zerado a redação.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita é de até três salários mínimos.

O candidato pode escolher até três cursos, elegendo sua prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada dia 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa. O cronograma completa do ProUni está disponível no site do programa.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu 2.020.157 inscrições até as 23h59 da quinta-feira (20), quando foi encerrado o prazo para que os alunos interessados em disputar uma das 83 mil vagas se cadastrassem no site. A lista dos selecionados em primeira chamada será divulgada segunda-feira (24).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 1.080.194 alunos estão participando da seleção, já que cada candidato pode escolher até dois cursos, elegendo sua prioridade. Os alunos aprovados deverão se matricular nas instituições de ensino entre 27 e 31 de janeiro, sempre em dias úteis.

Quem for selecionado para a segunda opção ou não atingir nota mínima para entrar em nenhum dos dois cursos selecionados pode permanecer no sistema e ser convocado nas duas chamadas subsequentes, previstas para os dias 4 e 13 de fevereiro.

Leia também

Últimas notícias