Presidente do Inep descarta cancelamento do Enem

São Paulo – O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim José Soares Neto, afirmou nesta segunda-feira (8), que o Exame Nacional do Ensino […]

São Paulo – O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim José Soares Neto, afirmou nesta segunda-feira (8), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será anulado. “Não consideramos nenhuma condição de anulação”, disse, em entrevista ao Jornal Hoje, da TV Globo.

No sábado (6), houve reclamações quanto a folha de respostas da prova e a erros em questões da prova amarela. No caderno da prova, as questões de 1 a 45 eram de ciências humanas e suas tecnologias e a de 46 a 90, de ciências natureza. No gabarito de respostas, os subtítulos, antes das questões, estavam invertidos: com 1 a 45 de ciências da natureza e de 46 a 90 para ciências humanas e suas tecnologias. O Ministério da Educação (MEC) e a gráfica responsável já admitiram as falhas.

Soares Neto considera que o Inep teve uma “atuação rápida” em relação aos erros nos cadernos amarelos orientando os fiscais a trocarem as provas. “A gráfica assume a responsabilidade pelos cadernos amarelos” completou.

O presidente do Inep comunicou também que deve ser aberta uma página na internet, a partir de quarta-feira (10), para os alunos que prencheram a folha de respostas seguindo os cabeçalhos, solicitem a correção invertida. Essa página funcionará até o dia 16.

Soares disse que o Inep está estudando a possibilidade de reaplicar a prova para os estudantes que foram prejudicados com as falhas de impressão das provas amarelas, mas não confirmou quantos seriam esses estudantes. A nova prova deve acontecer entre o fim de novembro e o início de dezembro.