Justiça do Ceará proíbe divulgação de gabarito do Enem

Haddad participa de audiência com a OAB

Mais de 4,6 milhões de inscritos para o Enem (Foto: Elza Fiuza/ABr)

São Paulo – A Justiça Federal do Ceará proibiu a divulgação do gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a juíza, Karla de Almeida Miranda, a liminar de segunda-feira (8) que exige nova prova para todos os inscritos incluía também o veto à divulgação dos gabaritos. Pela decisão, também estão suspensos o recebimento de requerimentos administrativos de qualquer aluno e tratamento do material utilizado no exame e, ainda, a realização das etapas que antecederem a publicação do resultado final. O Ministério da Educação (MEC) pretendia divulgar o gabarito do Enem às 18h desta terça-feira (9).

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou de audiência na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, nesta terça. O ministro explicou que quer dar tranquilidade a todos os que estão preocupados com a reaplicação parcial do  Enem aos candidatos prejudicados por falhas do último fim de semana.

 

“É um assunto novo para o Judiciário. Pedi ao presidente da OAB que considerasse abrir a Ordem para receber essas informações e ter a segurança de que estamos atualizando o sistema educacional brasileiro”, disse Haddad.

Sobre a possibilidade de anulação total do exame, Haddad reafirmou que não há razão para a reaplicação das provas a todos os candidatos. Ainda segundo o ministro, a quantidade de alunos prejudicados não foi totalmente verificada, mas é inferior a 2 mil, número estimado anteriormente.

Para o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, o momento é de serenidade, equilíbrio e firmeza nas decisões. “Não estamos aqui para crucificar o MEC, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e, muito menos, para prejudicar os alunos”, afirmou.

Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou, nesta terça-feira, o requerimento que convida Haddad a prestar esclarecimentos sobre os problemas no Enem. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e o líder do governo no Senador, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentaram o pedido. “O Ministério da Educação já está levantando todos os dados sobre o Enem. O ministro está disposto a dar todos os esclarecimentos ao Senado e a todo o país”, afirmou Jucá.

Com informações da Agência Brasil