Pelo emprego

Metalúrgicos do ABC recebem apoio para manter fábrica da Toyota em São Bernardo

Empresa pretende transferir atividades, e trabalhadores acionam governos estadual e municipal para discutir alternativas

Adonis Guerra/SMABC
Adonis Guerra/SMABC
Assembleia na Toyota em abril: Moisés lembra que empresa é importante para economia da região

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC obteve apoio do governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB), para a manutenção da fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo. A garantia veio após reunião entre diretores da entidade, Garcia e o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, do mesmo partido, no Palácio dos Bandeirantes. No mês passado, a montadora anunciou fechamento da unidade, e desde então os trabalhadores buscam negociar alternativas para garantir a continuação das atividades. E dos 580 empregos.

“A manutenção da Toyota é importante não só para os empregos em São Bernardo mas para o ABC”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Moisés Selerges, que foi ao encontro ao lado do diretor administrativo Wellington Messia Damasceno. Para ele, a reunião desta quinta (19) foi “fundamental e estratégica” para convencer a montadora a permanecer no município. Em abril, sindicato e empresa formaram mesa de negociação após intervenção da Justiça do Trabalho.

De acordo com o relato, Garcia se compromete a convocar uma reunião com a direção da montadora para tratar do assunto. “Ficamos muito satisfeitos em contar com uma força importante como a do governador na luta para que a Toyota mantenha suas atividades e, por consequência, os empregos em São Bernardo”, comentou o prefeito. A fábrica foi aberta há 60 anos.

Futuro da indústria

Ontem (18), os metalúrgicos participaram de um seminário na Universidade de São Caetano (USCS) que discutiu justamente o futuro da indústria na região. O encontro foi promovido pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

“Todos sabemos que a indústria nacional vive um momento de desmonte. São Paulo sente mais do que o Brasil, e o ABC sente mais que todo mundo porque somos mais industrializados”, afirmou o diretor do sindicato e presidente da Agência e do IndustriALL Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva. “Queremos pactuar com todos os atores regionais e com o governo do estado os próximos passos. Então, é preciso encarar os problemas e não perder mais tempo para recuperar a indústria da região.”