Cenário de risco

Copom confirma expectativa, e juros vão ao maior nível em dois anos

Com acréscimo de 1 ponto, taxa básica foi a 6,25% ao ano. Inflação preocupa, admite Comitê

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Com incertezas na economia e inflação disparando, taxa de juros já é duas vezes maior que a de pouco mais de um ano atrás

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) mais uma vez confirmou a expectativa predominante entre analistas e aumentou em 1 ponto percentual a taxa básica de juros. Agora, a Selic está em 6,25% ao ano. Foi a quinta alta seguida, em decisão unânime na reunião iniciada ontem e encerrada nesta quarta-feira (22).

No comunicado divulgado logo depois do encerramento do encontro, o Copom destacou que a inflação ao consumidor segue elevada e é motivo de preocupação. “A alta nos preços dos bens industriais – decorrente de repasses de custos, das restrições de oferta e do redirecionamento da demanda em direção a bens – ainda não arrefeceu e deve persistir no curto prazo. Ademais, nos últimos meses os preços dos serviços cresceram a taxas mais elevadas, refletindo a gradual normalização da atividade no setor, dinâmica que já era esperada.”

Alimentos e combustíveis

O colegiado também citou itens que vêm pesando no dia a dia. “Adicionalmente, persistem as pressões sobre componentes voláteis como alimentos, combustíveis e, especialmente, energia elétrica, que refletem fatores como câmbio, preços de commodities e condições climáticas desfavoráveis.”

O IPCA está próximo dos 10% ao ano. Assim, em algumas regiões já supera os dois dígitos. Na próxima sexta-feira (22), o IBGE divulga o IPCA-15 de setembro, “prévia” da inflação oficial.

Já em relação à atividade econômica, o Copom fala em evolução positiva. E aguarda “recuperação robusta” no segundo semestre.


Leia também: