Freio puxado

Mercedes é a terceira montadora a parar a produção por causa do avanço da pandemia

Volkswagen e Scania já haviam decidido parar. “A maioria já perdeu parentes, amigos, inclusive colegas de trabalho”, diz sindicalista

Mercedes-Benz
Mercedes-Benz
Parada começa na próxima sexta. Retorno, a partir de 5 de abril, terá revezamento de turmas, para diminuir número de trabalhadores na fábrica

São Paulo – A Mercedes-Benz informou nesta terça-feira (23) que também vai interromper sua produção devido ao agravamento da pandemia. É a terceira montadora que adota a medida. Antes, Volkswagen e Scania já haviam anunciado essa decisão.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, além de parada, que começa na próxima sexta-feira (26), no retorno haverá revezamento de turmas para diminuir o número de trabalhadores na fábrica de São Bernardo. A retomada da produção será feita a partir de 5 de abril.

“O pessoal está bastante preocupado, a maioria já perdeu parentes, amigos, inclusive colegas de trabalho”, afirmou o coordenador do Comitê Sindical na Mercedes-Benz, Max Pinho. “A medida vai garantir maior proteção dos trabalhadores e também chama a atenção de todas as esferas do governo para que tomem ações efetivas de combate à pandemia e de proteção ao emprego e renda”, acrescentou.

A parada inclui banco de horas e antecipação de feriados, decisão tomada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Para o retorno, o sindicato e a empresa negociariam a utilização de férias coletivas, com revezamento de turmas. “Cada grupo, com cerca de 1,2 mil trabalhadores, ficará fora da fábrica por 12 dias. O revezamento poderá se estender até o fim de maio, ou terminar antes, dependendo da evolução da pandemia.” 

“Infelizmente, os números diários só aumentaram. A nossa defesa prioritária é a vacina para todos já. Mas hoje, na falta de vacinas, a melhor solução é o distanciamento social”, diz Max.