História

O fim: depois de um século, Ford anuncia fechamento de suas fábricas no Brasil

Depois de fechar a fábrica do ABC, montadora mantinha três unidades, que serão desativadas. Pelo menos 5 mil trabalhadores serão demitidos

Reprodução/Montagem RBA
Reprodução/Montagem RBA
Montadora iniciou atividades no Brasil em um galpão, em 1919. Cem anos depois, fechou a fábrica de São Bernardo e agora Camaçari e mais duas

São Paulo – Foi também (o empresário americano Henry Ford) um dos pioneiros a acreditar no potencial de desenvolvimento do Brasil, tornando a Ford a primeira a produzir automóveis no país, em 1919, com o emblemático Modelo T. Começou assim essa riquíssima história escrita por profissionais dedicados e grandes produtos, que ajudam a contar o avanço social, econômico e cultural do Brasil nos últimos 100 anos.

Assim a Ford conta a história de sua presença no país. O “Modelo T” começou a ser montado – ainda com peças importadas – em 1º de maio de 1919, em um galpão na Rua Florêncio de Abreu, região central de São Paulo. Pois nesta segunda-feira (11) a empresa anunciou o fim dessa história: a Ford vai encerrar neste ano a produção de veículos e fechar as três fábricas no Brasil.

A empresa passará a importar automóveis, principalmente da Argentina e do Uruguai, mantendo aqui um campo de provas e a sede administrativa para a América do Sul. São aproximadamente 6.200 funcionários no Brasil. Serão pelos menos 5 mil cortes, parte deles na Argentina.

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ABC fechou em 2019

Em 2019, a montadora já havia desativado a fábrica mais antiga, de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. (A negociação foi concluída apenas em novembro do ano passado.) Desde então, mantinha unidades em Camaçari (BA), com 4 mil funcionários (incluindo terceirizados), Taubaté (SP, com 830) e Horizonte (CE, com 470), nesta última para jipes da Troller.

As duas primeiras serão fechadas imediatamente. “A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, diz o presidente e CEO da Ford, Jim Farley. Segundo ele, a companhia está “mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto”.

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